fbpx

Conservatório de Tatuí

Recepção de alunos 2020: Ana Malta & Grupo, com o show “Outra Voz”

Há mais de duas décadas na gestão de políticas públicas, a Sustenidos Organização Social de Cultura se destaca na promoção do desenvolvimento humano integral. Em 2020, em meio a adversidades, trouxe soluções inovadoras, abraçou mudanças de forma resiliente, manteve o compromisso com a sociedade e, na última semana do ano, estabeleceu mais uma parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo assumindo a administração do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, uma instituição que tem papel de destaque na história da formação cultural do País.

Fundado oficialmente em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí, como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, musicalização, canto e regência), Música Popular (MPB/Jazz, Choro e Música Raiz), Artes Cênicas e Luteria. Com mais de 150 professores contratados, atende aproximadamente 2.000 alunos e alunas anualmente.

O Conservatório de Tatuí está localizado a 130 km da capital paulista. Recebe estudantes de todas as regiões do Brasil e também de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. Oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. Todos os cursos são oferecidos gratuitamente aos alunos e alunas.

A escola mantém quatro unidades educacionais em Tatuí, com salas de aula, auditórios e instrumentos de alta qualidade, e um Polo em São José do Rio Pardo/SP. A biblioteca possui grande acervo de livros, partituras, CDs, DVDs, discos em vinil e coleções. A oficina de Luteria, especialmente projetada para a atividade, dispõe de bancadas, máquinas e ferramentas específicas. O complexo inclui o Teatro Procópio Ferreira, com amplo palco, moderno sistema de som e iluminação, fosso para orquestra com piso elevável, acústica projetada especialmente para concertos e capacidade para aproximadamente 430 pessoas na plateia, além do Foyer “Mário Covas” – amplo hall destinado a exposições, pequenas apresentações e recepção dos expectadores do Teatro. Oferece, ainda, um alojamento com capacidade para abrigar até 200 pessoas, entre alunos e alunas, professores e professoras, e participantes de eventos promovidos pela instituição.

As atividades presenciais foram retomadas, de forma parcial e progressiva, no dia 17 de maio no Conservatório e no Polo de São José do Rio Pardo. O retorno segue as diretrizes do Plano São Paulo e está organizado por fases. Nesta primeira etapa, serão oferecidas presencialmente apenas aulas individuais, em cursos predeterminados e para alunos e alunas das séries mais avançadas, respeitando o limite estabelecido de atendimento de até 30% da capacidade de ocupação das unidades de ensino e seguindo protocolos sanitários rigorosos. Aulas coletivas e para os demais cursos permanecerão em ambiente virtual.

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, além do Conservatório Dramático – Musical Dr. Carlos de Campos – Tatuí, a Sustenidos também é responsável pela gestão do Complexo Theatro Municipal, e conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura da Cidade de São Paulo, organizações da sociedade civil, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do PROAC

Assim, Conservatório de Tatuí e Sustenidos seguem apoiando crianças, adolescentes, jovens e adultos para que entrem na vida adulta certos de que a arte é a melhor companhia para essa jornada. Tudo isso graças ao empenho de equipes competentes e dedicadas que ratificam a música e a gestão como instrumentos de transformação.

Equipe Conservatório de Tatuí

Visite a página oficial do Conservatório.

Gestão

O Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Apoie

Em 2021, a Sustenidos recebeu a Certificação A+ do Selo Doar, de Gestão e Transparência.

Saiba como contribuir neste link.