fbpx

Big Bang

Foto: divulgação

O Big Bang Festival é uma ode festiva à aventura musical e à arte sonora, que proporciona ao público infantojuvenil uma experiência completa de apresentações musicais, instalações sonoras e concertos, em espaços que são transformados em verdadeiros labirintos musicais. É realizado desde 2010 pela companhia belga Zonzo Compagnie, dirigida por Wouter van Looy, com o apoio da União Europeia, que permitiu a cooperação estrutural entre diferentes casas culturais de diferentes regiões da Europa.

Foto: divulgação

A iniciativa reuniu parceiros locais em onze países para inovar e propor um novo cenário musical para o público infantil. Devido a sua natureza descentralizada, o festival já passou por diversos países europeus e norte-americanos, e em 2023, por meio da parceria com a Sustenidos Organização Social de Cultura, desembarca pela primeira vez no Brasil e na América Latina.

Anualmente, o Big Bang é realizado em Bruxelas (BOZAR), Lisboa (Centro Cultural de Belém), Stavanger (Stavanger Konserthus), Lille (Opéra de Lille), Antuérpia (deSingel), Atenas (Centro Cultural Onassis), Hamburgo (KinderKinder), Sevilha (Instituto de la Cultura y las Artes de Sevilla) e Ottawa. Em 2015, recebeu o selo e o prestigioso prêmio EFFE de melhor festival da Europa.

Foto: divulgação

Para a programação de cada edição do festival, a Zonzo Compagnie trabalha em estreita colaboração com as casas de cultura locais.  Após o festival, eles se reúnem para trocar ideias e projetos e montar coproduções. Uma interação inspiradora em função de uma missão comum: tornar as riquezas do mundo da música acessíveis às crianças de uma forma aventureira.

Big Bang 2023

Nos dias 12, 14 e 15 de outubro, o Theatro Municipal de São Paulo e o Conservatório de Tatuí, sediarão uma programação que promete proporcionar ao público infantojuvenil de Tatuí/SP e São Paulo/SP uma experiência completa de apresentações musicais, instalações sonoras e concertos.

A primeira edição do Big Bang no Brasil conta com a curadoria do fundador do festival, o belga Wouter Van Looy, e a co-curadoria do brasileiro Nelson Soares, músico integrante do duo O Grivo. Da Bélgica, virão três espetáculos únicos:

“Thelonious”, uma homenagem a Thelonious Monk, “Farfelu”, uma performance extravagante com interação entre música e animação, e  “SP!N”, que levará o público a uma viagem sonora com Junior Akwety e Jochem Baelus.

Thelonious
Farfelu
SP!N

O Brasil está representado por artistas de renome como a acordeonista Lívia Mattos, os percussionistas Pax Bittar e Paulo Santos (um dos fundadores do grupo Uakti), apresentando os espetáculos “Retumbantes”, que explora a música como forma de comunicação entre figuras excêntricas, flertando também com a linguagem circense ; “Aquasinestesia Instrumental Kids”, um poema sonoro que conduz à sensação, ao paladar e à fragrância, explorando timbres a partir de objetos de uso cotidiano; e “Chama”,  uma ode musical às florestas brasileiras.

Retumbantes
Aquasinestesia Instrumental Kids
Chama
Paulo Santos Musico Foto de Eugenio Savio

Além dos espetáculos, o Big Bang oferece atividades interativas, como o cortejo da POIN – Pequena Orquestra Interativa, que convida o público a contribuir com o arranjo da performance musical, e o cortejo Derivas Sonoras, no qual Marco Scarassati propõe uma caminhada de escuta e percepção dos sons da cidade.

POIN – Pequena Orquestra Interativa
Derivas Sonoras

As instalações sonoras, como “Criaturas Instrumentosas”, de Adriano Castelo; “Bater Timbó”, do duo O Grivo e “O Tom das Cores”, da Zonzo Compagnie, permitem que os visitantes experimentem a criação de sons de maneiras únicas e divertidas.

Criaturas Instrumentosas
Bater Timbó
O Tom das Cores

O festival traz também uma variedade de oficinas, desde “Histórias Sonoras”, na qual as especialistas em sonoplastia Guta Roim e Rachel Rocha ensinam as crianças a gravar histórias apenas com som, sem palavras; “AQUABATUQUES”, onde os participantes aprenderão com a Orquestra de Objetos Desinventados a criar sons usando água e objetos do cotidiano, até a construção de instrumentos de sopro em forma de máscara na oficina “Máscaras Sonéticas”.

AQUABATUQUES
Máscaras Sonéticas

Além disso, a Zonzo Compagnie apresenta a série de vídeos “Vizinhos Barulhentos”, criada durante a pandemia, na qual mergulham o público em um mundo surreal onde a música está presente em todas as ações do dia a dia.

Vizinhos Barulhentos

Theatro Municipal de São Paulo | dia 12/10, das 11h às 18h30 | Programação completa

Conservatório de Tatuí | dias 14 e 15/10, das 13h às 18h30 | Programação completa