fbpx

MOVE

MOVE 2022 – Musicians and Organizers Volunteer Exchange: INSCRIÇÕES ABERTAS!

 

Realizado no Brasil desde 2015, a partir deste ano, alunos e ex-alunos do Conservatório de Tatuí, de 18 a 25 anos, poderão se inscrever para participar do programa de intercâmbio.

O MOVE 2022, da Sustenidos, selecionará até 06 (seis) jovens brasileiros(as) para atuarem voluntariamente, no Malawi e em Moçambique (África) e na Noruega (Europa) no período de setembro de 2022 a junho de 2023, podendo ser antecipado ou postergado em função das estratégias mundiais adotadas para combate à pandemia do novo Coronavírus.

Os intercambistas participarão do curso preparatório e do Youth Camp, ambos realizados na África do Sul no mês de agosto e, após a citada capacitação, seguirão para os países / locais do intercâmbio.

Alguns/algumas candidatos(as) selecionados(as) participarão de atividades programadas pela Music Crossroads Malawi e pela Music Crossroads Moçambique, entidades sem fins lucrativos sediadas nas localidades de Lilongwe (capital do Malawi) e Maputo (capital de Moçambique) e que atuam em rede, como membros da JMI – Jeunesses Musicales Internacional, desde 2010. No Malawi e em Moçambique, o programa de voluntariado poderá ser realizado por meio da participação em festivais de música, workshops e capacitações em áreas da música, saúde, cultura e em questões sociais.

Outros candidatos(as) selecionados(as) atuarão como voluntários(as) na Trøndertun Folkehøyskole, uma escola secundária pública de artes da Noruega, situada na localidade de Trøndheim e incluída como parceira da JM Norway em 2015. Esta instituição oferece cursos de pop, rock, engenharia de som e dança e o programa de voluntariado poderá ser realizado por meio de participação em festivais, em espetáculos, em instituições para idosos e crianças, entre outras atividades.

No MOVE, o conhecimento e as habilidades dos(as) intercambistas são valorizados para as atividades cotidianas das instituições. As instituições parceiras garantem a elaboração de programas específicos de atuação para cada intercambista, enfatizando as necessidades e as competências individuais.

Leia o regulamento aqui.

Inscreva-se!

Conheça mais sobre o MOVE

Criado para desvendar a riqueza desse intercâmbio, o MOVE Adentro conta os detalhes do MOVE de forma prática, divertida e direta, dos objetivos às contrapartidas, passando pelo processo de inscrição, seleção e viagem.  

São três vídeos idealizados e realizados em 2021 por Meliely Francine Sousa e Karoline da Silva Ribas, ex-intercambistas e atuais colaboradoras da Sustenidos, com apoio das equipes da Sustenidos e custeio da Norec:

Brasileiros beneficiados com o programa:

Noruega: Jassá Aquino,  Aydan Schmidt,  Guilherme dos Santos,  Thales Simões Martins,  Cintia Galan,  Igor Crecci,  Gabriel Andres, Otávio Antoniacci, Jhenifer Costa e Meliely Sousa.

Malawi: Eduardo Scaramuzza, Ananda Miranda, Elias de Oliveira Junior, Vitor Lyra Biagioni,  Karoline Ribas,  Gabriel Fabiano, Leonardo Reis, Maria Fernanda Pombalino, Luana Paula Carvalho e Mariana Silva.

Moçambique: Marcelo Brito,  Renan Castro Dias,  Lucas D’alessandro, Miriam Momesso, Rafael Soares e Wannie Ramos.

Estrangeiros recebidos pela Sustenidos:

Noruega: Ellen-Martine, Nikolai Gmachl-Pammer,  Sandra Skroedal,  Ole Berget Hannah Larsen,  Kristoffer Dokka, Ruth Hoff e Trygve Lid.

Malawi: John Mchiswe, Waliko Gondwe, Darius Lumwira e Sarah Mugawa.

Moçambique: Alah Mahigo, Vando Infante, Engristia Irina, Tiger Massuco,  Calisto Rodrigues, Valentino Salimo, Ivo Matine e José Luiz Chambia.