fbpx

Theatro Municipal

A Sustenidos Organização Social de Cultura administra o Complexo Theatro Municipal desde o dia 1º de maio de 2021, por meio de edital de chamamento, dentro do modelo de gestão de Organização Social firmado com a Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura da Cidade de São Paulo.

A luxuosa construção, visivelmente influenciada por teatros de ópera da Europa, foi erguida como símbolo aspiracional da alta sociedade paulistana, que com a fartura do ciclo do café desejava uma casa de espetáculos à altura de suas posses e pretensões europeias para receber os grandes artistas da música lírica e do teatro.

O projeto assinado pelo escritório Ramos de Azevedo – em colaboração com os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi – teve início em 1903 e foi entregue à cidade 8 anos mais tarde. Em setembro de 1911, o Theatro Municipal (foto da fachada ao lado) foi aberto para ilustres convidados diante de uma multidão de 20 mil pessoas deslumbradas com a pompa e com uma iluminação espetacular para a época – o prédio foi o primeiro a ser totalmente abastecido por energia elétrica.

Pelo palco do Municipal passaram as mais importantes companhias da primeira metade do século 20, trazendo nomes como Enrico Caruso, Maria Callas, Bidu Sayão, Arturo Toscanini, Camargo Guarnieri, Villa-Lobos, Francisco Mignone, Ana Pawlova, Arthur Rubinstein, Claudio Arrau, Duke Ellington, Ella Fitzgerald, Isadora Duncan, Nijinsky e Baryshnikov, dentre muitos outros. Indo sempre além da cena clássica, coroou sua vocação cosmopolita ao receber um dos principais eventos da história das artes no Brasil, a SEMANA DE 22, de Mário e Oswald de Andrade, Anita Malfatti e tantos outros jovens célebres que deram início ao movimento modernista brasileiro.

Em mais de 100 anos de história, três grandes reformas preservaram, renovaram e ampliaram o Theatro, que hoje conta com um edifício restaurado. Em 2012 foram criadas as instalações da Praça das Artes para abrigar os corpos artísticos, as escolas municipais de música e dança e as múltiplas atividades do Complexo Theatro Municipal.

Viste a página oficial do Complexo Theatro Municipal de São Paulo


Praça das Artes

Mais do que uma extensão para as atividades do Theatro Municipal, a Praça das Artes é um espaço cultural criado para receber música, dança, teatro, exposições e manifestações contemporâneas das expressões artísticas.

Além de fazer parte da revitalização cultural do centro histórico de São Paulo e ser um convite à reconexão com a cidade, a construção é uma solução de integração dos corpos artísticos e administrativos do Theatro e é também sede da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Sua concepção teve como premissa desenhar uma área que abraçasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e que constituísse um edifício moderno e uma praça aberta ao público que circula na área.

Inaugurado em dezembro de 2012 em uma área de 29 mil m², o projeto vencedor dos prêmios APCA e ICON AWARDS é resultado da parceria do arquiteto Marcos Cartum (Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura) com o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.


Central Técnica

Central Técnica de Produções Artísticas Chico Giacchieri é um lugar dedicado não só à preservação, restauração e armazenamento dos cenários e figurinos de produções líricas e de dança do Theatro, como também à criação e desenvolvimento de peças para novas montagens.

A CT possui um acervo de indumentárias (de 1948 aos dias atuais) que está sendo atualizado e catalogado para pesquisa do público interessado, reaproveitamento nos espetáculos do próprio TMSP ou locação e empréstimo para outros teatros.


Corpos Artísticos

Balé da Cidade de São Paulo
Coral Paulistano
Coro Lírico
Orquestra Experimental de Repertório
Orquestra Sinfônica Municipal
Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo


Programação

Confira a programação do Complexo TMSP


Locações

O Complexo Theatro Municipal de São Paulo pode ser palco do seu evento!

O conjunto arquitetônico possui espaços de características e capacidades variadas, que estão disponíveis para locação.

A luxuosa construção, fortemente influenciada pela Ópera de Paris, foi inaugurada em 1911. Atualmente, é um dos espaços culturais mais valorizados em São Paulo e oferece algumas áreas como cenários perfeitos para eventos memoráveis.

Mais do que uma extensão para as atividades do Theatro, a Praça das Artes é um espaço cultural criado para receber música, dança, teatro, exposições e manifestações contemporâneas de diversas expressões artísticas.

Orçamento
Para receber um orçamento, por gentileza, preencha o formulário com pelo menos 25 dias de antecedência da data do evento, com o briefing da atividade. Para mais informações, entre em contato através do e-mail eventos@theatromunicipal.org.br. Os contatos serão respondidos em até 2 dias úteis.

Acesse aqui o Regulamento de Cessões Onerosas e Não Onerosas do Complexo Theatro Municipal.


Como chegar

Theatro Municipal
Praça Ramos de Azevedo, s/nº – Sé – São Paulo, SP

Bilheteria: 55 11 3053 2090

Horário de Atendimento
Segunda a sexta, 10h às 19h
Sábado e domingo, 10h às 17h

Praça das Artes
Avenida São João, 281 – Sé – São Paulo, SP

Telefone: 55 11 3225 8201

Horário de Atendimento
Das 7h às 19h

Equipe Complexo TMSP 
Fale Conosco Complexo TMSP