fbpx

Comitê de Diversidade

Fruto da união e junção de colaboradores da Sustenidos, o Comitê da Diversidade vem sendo desenvolvido desde 2020, com a troca de saberes e discussões em torno de temas relacionados a diversidade, inclusão e equidade, com o intuito de pensá-los dentro e fora da instituição e de forma a torná-la mais comprometida com tais debates.

Com isso, o Comitê de Diversidade busca atuar de maneira propositiva e formativa na construção de práticas institucionais mais cuidadosas e difusoras da diversidade e da inclusão. Seu plano de trabalho volta-se para ações de respeito e valorização das diversidades, conscientizando nossos públicos contra práticas discriminatórias e de assédio, e ampliação da participação de mulheres, pessoas negras e demais interseccionalidades.

Sendo a Política de Diversidade, Equidade e Inclusão parte das práticas do compromisso da Sustenidos enquanto gestora de equipamentos públicos de Cultura e Educação, sua sua finalidade é propiciar ambientes de trabalho seguros e equitativos para todas as pessoas que se relacionem, interna ou externamente, com a Organização e qualquer um dos programas geridos por ela.

No Comitê, são propostos temas e ações que visam ampliar, visibilizar e valorizar a participação de todos os grupos nos espaços geridos pela Organização, propiciando ambientes culturais, de trabalho e aprendizado mais seguros e equitativos para todas as pessoas que com ela se relacionem.

Uma das primeiras ações efetivas do Comitê foi a contratação da Gema, assessoria especializada em equidade para pesquisa de clima, e elaboração e aprovação da Política de Diversidade, Equidade e Inclusão, cujos conceitos e devem orientar os comportamentos e decisões adotados em todas as atividades desenvolvidas no âmbito da Sustenidos e seus equipamentos. É esperado o respeito a estas orientações tanto nas atividades internas como nas relações com o público e os demais parceiros.

Esta Política é baseada nos princípios internacionais dos Direitos Humanos e deve ser interpretada e tratada conforme os princípios e valores presentes no Código de Ética e Conduta da Sustenidos e nas normas internas de cada equipamento por esta gerido.

O Comitê abrange e é composto por um grupo de trabalho representativo, multissetorial e multinível, com pessoas integrantes de todos os equipamentos geridos pela Sustenidos (Theatro Municipal, Musicou e Conservatório de Tatuí), e também da sede da organização, com representantes das diferentes áreas, como da administrativa, comunicação, artística, pedagógica, produção de eventos, gerências e lideranças.

Como plano de trabalho proposto pelo Comitê, serão ainda realizadas ações e iniciativas com foco em promover discussões acerca das pautas que envolvem equidade, assédio, linguagem neutra, letramento racial e ciclo de palestras, sempre com foco formativo e de letramento, envolvendo todas as áreas e pessoas colaboradoras.

Quem Somos

Gildemar de Oliveira

Gerente Geral (Conservatório de Tatuí)
Mandato de 2 anos


Camila Silva

Gerente de Produção e Eventos (Sustenidos Sede e Conservatório de Tatuí)
Mandato de 2 anos


Clara Jorge

Psicóloga (Conservatório de Tatuí)
Mandato de 1 ano


Fernanda Solon

Gerente Regional (Musicou)
Mandato de 1 ano


Kelly Sato

Designer Gráfico Sr. (Sustenidos Sede e Conservatório de Tatuí)
Mandato de 1 ano


Mayra Fernandes

Analista de Recursos Humanos Pl. (Sustenidos Sede)
Mandato de 2 anos


Sabrina Medeiros

Coordenadora de núcleo Musicou
Mandato de 2 anos


Túlio Pires

Professor de Música (Conservatório de Tatuí)
Mandato de 1 ano


Nathalia Costa

Gerente de produção (Theatro Municipal)
Mandato de 1 ano


Stig de Lavor

Técnico Audiovisual Sr. II (Theatro Municipal)
Mandato de 2 anos


O Comitê de Diversidade conta também com uma pessoa suplente por equipamento, sendo elas: Antonio Salvador no Conservatório de Tatuí, Marcela Bezerra na sede e Heloísa Mota no Theatro Municipal.