fbpx

MOVE

 

MOVE 2024: Inscrições Abertas

Realizado no Brasil desde 2015, o MOVE – Musicians and Organizers Volunteer Exchange é um programa de intercâmbio que seleciona anualmente até 6 (seis) alunos e ex-alunos do Conservatório de Tatuí, de 18 a 25 anos, para atuarem voluntariamente no Malawi e em Moçambique (África) e na Noruega (Europa).

Em 2024, os selecionados atuarão no período de setembro de 2024 a junho de 2025.

Os intercambistas participarão do curso preparatório e do Youth Camp, ambos realizados em Nairóbi – Quênia no mês de agosto e, depois, seguirão para os países/locais do intercâmbio.

Algumas pessoas candidatas selecionadas participarão de atividades programadas pela Music Crossroads Malawi e pela Music Crossroads Moçambique, entidades sem fins lucrativos sediadas nas localidades de Lilongwe (capital do Malawi) e Maputo (capital de Moçambique) e que atuam em rede, como membros da JMI – Jeunesses Musicales Internacional, desde 2010. No Malawi e em Moçambique, o programa de voluntariado poderá ser realizado por meio da participação em festivais de música, workshops e capacitações em áreas da música, saúde, cultura e em questões sociais.

Outras pessoas candidatas selecionadas atuarão como voluntárias na Trøndertun Folkehøyskole, uma escola secundária pública de artes da Noruega, situada na localidade de Trøndheim e incluída como parceira da JM Norway em 2015. Esta instituição oferece cursos de pop, rock, engenharia de som e dança e o programa de voluntariado poderá ser realizado por meio de participação em festivais, em espetáculos, em instituições para idosos e crianças, entre outras atividades.

No MOVE, o conhecimento e as habilidades dos(as) intercambistas são valorizados para as atividades cotidianas das instituições. As instituições parceiras garantem a elaboração de programas específicos de atuação para cada intercambista, enfatizando as necessidades e as competências individuais.

Em 2024, as inscrições estarão abertas de 09/02 a 17/03. Os interessados devem ser alunos ou ex-alunos do Conservatório de Tatuí, ter entre 18 e 25 anos e preencher o formulário abaixo. Porém, o simples preenchimento deste formulário não configura uma inscrição – para ser considerado(a) inscrito(a), é preciso enviar os documentos obrigatórios e o vídeo indicados no Regulamento.

Formulário MOVE 2024

Conheça mais sobre o MOVE

Criado para desvendar a riqueza desse intercâmbio, o MOVE Adentro conta os detalhes do MOVE de forma prática, divertida e direta, dos objetivos às contrapartidas, passando pelo processo de inscrição, seleção e viagem.  

São três vídeos idealizados e realizados em 2021 por Meliely Francine Sousa e Karoline da Silva Ribas, ex-intercambistas e atuais colaboradoras da Sustenidos, com apoio das equipes da Sustenidos e custeio da Norec:

Brasileiros beneficiados com o programa:

Noruega:

Andresa Ramos de Assis, Mariana Veiga Zanon, Jassá Aquino,  Aydan Schmidt,  Guilherme dos Santos,  Thales Simões Martins,  Cintia Galan,  Igor Crecci,  Gabriel Andres, Otávio Antoniacci, Jhenifer Costa, Meliely Sousa, Ariaydner de Paula Bispo e Matheus Mendes Mantovani.

Malawi:

Polyana Nátaly de Souza, Thauane de Oliveira Machado, Eduardo Scaramuzza, Ananda Miranda, Elias de Oliveira Junior, Vitor Lyra Biagioni,  Karoline Ribas,  Gabriel Fabiano, Leonardo Reis, Maria Fernanda Pombalino, Luana Paula Carvalho, Mariana Silva, Dario Michel Soares da Silva e Heitor Bispo de Carvalho.

Moçambique:

Helen Quintanares Siqueira, Matheus Mattos de Souza e Silva, Marcelo Brito,  Renan Castro Dias,  Lucas D’alessandro, Miriam Momesso, Rafael Soares, Wannie Ramos, Fabily Bacarin Vieira e Ingrid de Oliveira Marcondes Moreira.

Estrangeiros recebidos pela Sustenidos:

Noruega: Anne Daustad Wik, Mats-Henrik Syversen, Ellen-Martine, Nikolai Gmachl-Pammer,  Sandra Skroedal,  Ole Berget Hannah Larsen,  Kristoffer Dokka, Ruth Hoff e Trygve Lid.

Malawi: John Mchiswe, Waliko Gondwe, Darius Lumwira e Sarah Mugawa.

Moçambique: Americo Estevao Sambo e Almirante Andrade, Alah Mahigo, Vando Infante, Engristia Irina, Tiger Massuco,  Calisto Rodrigues, Valentino Salimo, Ivo Matine e José Luiz Chambia.