fbpx

Quem Somos

Missão

Promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva da música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.

Visão

Ser organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas de cultura e educação na área da música.

Valores

•  Excelência
•  Criatividade
•  Responsabilidade
•  Diversidade
•  Cooperação
•  Equidade

A Sustenidos

Música é um poderoso instrumento de identidade, inclusão e transformação. A Organização Social Sustenidos, novo nome da Associação Amigos do Projeto Guri, acredita nisso. Gestora do Projeto Guri, já atendeu a mais de 770 mil crianças e jovens e, anualmente, oferece 32 cursos gratuitos e cerca 114 mil horas / aula.

A mudança de nome da entidade tem como objetivo reforçar a sua identidade. Já há alguns anos, a OS desenvolve ações que extravasam seu trabalho com o Guri e expandiram a sua capacidade de realização. São festivais, eventos, programas de intercâmbio e projetos que têm como objetivo potencializar as dimensões estética, afetiva, cognitiva, motora e social de crianças e jovens; garantir sua sociabilidade, além de promover o acesso à diversidade musical e artística.

Presente na lista das cem melhores ONGs para doar, a Sustenidos também ganhou o selo de Melhor ONG de Cultura em 2018 – o prêmio é o maior reconhecimento do terceiro setor no Brasil e foi criado para valorizar organizações filantrópicas que merecem destaque por suas práticas de gestão e transparência.

Especialista na implantação e gestão de políticas públicas de cultura, a Sustenidos já nasce com experiência em gerenciar ações de forma descentralizada: desde 2004, comanda o Projeto Guri, que é maior programa sociocultural brasileiro, e está distribuído por mais de 280 municípios paulistas. Outra especialidade da OS é sua atuação em parceria, sempre envolvendo setores públicos e privados.

Além dos recursos que recebe do Governo do Estado de São, a organização conta com a participação de outras esferas governamentais, como prefeituras e entidades do sistema de garantia de direitos da Criança e do Adolescente. Também recebe o apoio de outras organizações do terceiro setor, de pessoas físicas, além de ser patrocinada por mais de 30 empresas, via Lei de Incentivo à Cultura e Fundo Municipal da Criança e do Adolescente – Fumcad.

As colaborações internacionais também fazem a diferença na atuação da Sustenidos. Uma de suas parcerias mais importantes é com a Jeunesses Musicales Internationales (JMI), a maior organização mundial dedicada ao desenvolvimento musical de jovens. Criada em 1945, a ONG belga reúne organizações musicais de cerca de 70 países e possibilita a troca de experiências e o intercâmbio de estudantes e profissionais. Desta parceria com a JMI, surgiram outros três projetos que envolvem tanto a diversidade musical quanto o desenvolvimento humano. São eles: o Festival Imagine Brazil, uma competição entre jovens que contempla todos os gêneros musicais e prevê a troca de experiência com festivais semelhantes, na Europa e na África; o Ethno Brazil, que promove a imersão cultural de jovens músicos vindos de todos os cantos do mundo; e o MOVE, um programa de intercâmbio e voluntariado entre organizações musicais de diferentes países.

Navegue pelo nosso site e conheça as ações e programas da Sustenidos.