Imagine Brazil

Uma competição voltada para jovens músicos e que contempla todos os gêneros musicais. Essa é a proposta do Imagine Brazil, festival internacional que ocorre no país desde 2015. Criado pela Jeunesses Musicales International (JMI), maior ONG de música para jovens do mundo, o Imagine é realizado no Brasil em parceria com a Sustenidos. No exterior, os festivais Imagine estão presentes em cerca de dez países, há mais de 20 anos.

No Imagine Brazil é permitida a participação de solistas e grupos de até oito pessoas, entre 13 e 21 anos, residentes no estado de São Paulo. Além de valorizar a mistura de estilos musicais, o festival incentiva o contato com diferentes culturas e a troca de experiências. O vencedor do Imagine Brazil garante uma vaga na final internacional e um workshop preparatório que o orienta para a grande disputa, que ocorre no ano seguinte em um dos países participantes. Todas as despesas do ganhador são pagas pelo concurso.

A primeira fase de seleção é conduzida por profissionais experientes da área. São analisados os formulários de inscrição e a mídia enviada pelo candidato. Os grupos ou artistas são escolhidos para competir ao vivo nas semifinais, realizadas em diferentes cidades  do estado.

O corpo de jurados é composto por quatro músicos/musicistas profissionais brasileiros, um representante da Sustenidos e um membro da JMI (como presidente e moderador). Eles escolhem os selecionados nas semifinais regionais, que vão competir na final, realizada na cidade de São Paulo no fim do ano. Nesta etapa é escolhido o grupo ou solista vencedor do Imagine Brazil.

Experiência formativa

Os escolhidos para a grande final participam juntos de atividades formativas e integradoras – workshops/master classes – com profissionais da cena musical brasileira de diversas especialidades. São ações voltadas ao desenvolvimento artístico, tais como: gerenciamento de carreira, performance de palco, práticas coletivas de música, aprimoramento técnico e produção. Além de preparar os finalistas para a competição final no Brasil, essas atividades estimulam o comportamento colaborativo, contribuindo para que o sentido  do festival extrapole a questão da premiação,  já que estabelecem o foco na participação e no apoio mútuo.

Prêmios

Os três melhores colocados na etapa nacional ganham uma premiação em dinheiro como reconhecimento  ao mérito, visando o investimento na carreira artística. O primeiro colocado do Imagine Brazil conquista ainda uma vaga no Imagine International, com todas as despesas pagas pelo concurso e um workshop/master class para aprimoramento da performance na grande disputa

Confira os melhores momentos do Imagine 2019

IMAGINE BRAZIL – 2019

Confira os melhores momentos do Imagine Brazil – 2019! Os 10 finalistas (grupos, duplas e solistas) foram selecionados durante as três semifinais realizadas nas cidades de Lençóis Paulista (09/11); São Paulo (23/11) e São José do Rio Preto (30/11).O Imagine é um festival internacional idealizado pela Jeunesses Musicales International (JMI) e realizado no Brasil pela Sustenidos, organização gestora do Projeto Guri.O evento teve o apoio do TUSP – Teatro da Universidade de São Paulo, Sesc Rio Preto, Centro Cultural Olido e Prefeitura de Lençóis Paulista. #ImagineBrazil#SustenidosCultura#CulturaSP

Publicado por Imagine Brazil em Quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Inscrições encerradas

Patrocinadores, por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural: SKY, Supermercado Tauste, Grupo Colorado, WestRock, Aché, Grupo Maringá, Hyundai Glóvis e Supermercados Rondon.

Apoio: TUSP – Teatro da Universidade de São Paulo SESC – São José do Rio Preto/SP Centro Cultural Olido e Prefeitura de Lençóis Paulista.

O festival passa por reformulação em 2020 e retorna em 2021.

O Imagine Brazil 2019 continua com as inscrições abertas até 6 de setembro.A competição é voltada para jovens músicos e vale para todos os gêneros musicais.Participe!O grande vencedor vai para a Europa em 2020 para disputar a grande final com todas as despesas pagas! http://br.imaginefestival.net/

Publicado por Imagine Brazil em Quarta-feira, 21 de agosto de 2019