Antes de iniciarmos nosso próximo período letivo, teremos um Encontro Formativo para Docentes e Equipes que acontecerá em julho nos dias 17, 22 e 23/07 das 15h00 às 18h15 e 18/07 das 13h30 às 16h45 no formato online.
Informamos que, considerando a troca da grade de trabalho, a participação na capacitação será obrigatória durante os quatro dias, por se tratar de atividade que substitui o expediente regular. Em caso de ausência não justificada, poderão ser aplicadas medidas como o desconto das horas ou do dia, ou o lançamento de horas negativas no banco de horas, conforme aplicável. Colaboradores que não puderem comparecer por motivo de saúde ou outro vínculo de trabalho deverão apresentar, até o dia 24/07, documento comprobatório (atestado médico ou declaração de trabalho), a fim de evitar impactos na folha de pagamento, conforme previsto na CLT.
Caso seja necessário, a fim de garantir sua participação, podemos fornecer uma declaração de participação nesta para que sejam justificadas ausências no seu outro local/compromisso. Para tal, solicite o documento assim que for finalizada a capacitação, ele será produzido mediante a confirmação dos dias e horários em que tenha tido confirmada sua presença (neste caso não temos certeza se pela lei trabalhista de horistas podemos ter esse nível de obrigatoriedade em atividades realizadas fora da grade previamente contratada).
No dia 17 de julho, às 15h00, teremos uma palestra de abertura com a Mais Diferenças, com o tema de Letramento em Práticas Anticapacitistas. Em seguida, seguiremos com Cristina Tourinho que abordará a temática de Elaboração de Planos de Aula, com a organização e estruturação do conteúdo a ser ensinado, definindo objetivos de aprendizagem, atividades, materiais e métodos de avaliação.
No dia 18 de julho, teremos um encontro com Viviane Louro, que abordará Estratégias para o Ensino Musical de Pessoas com TEA e TDAH. No segundo momento da tarde, Viviane tratará de alguns casos trazidos pela equipe docente.
No dia 22 de julho, receberemos a professora Ana Maria Padilha, para falar sobre Educação Inclusiva. No segundo momento, receberemos Carolina Araújo e Ana Carolina, para falar sobre Ensino de Música para Pessoas Surdas ou com Deficiências Auditivas.
Encerrando nossa programação, no dia 23 de julho, receberemos Karla Cremonez, para abordar os Fundamentos e Estratégias para o Ensino Musical para Pessoas com Deficiências Visuais (cegas e de baixa visão).
Segue abaixo o cronograma das atividades para acompanhamento e ciência e, em seguida, o currículo dos formadores convidados:

Currículos das Formadoras:
Carla Mauch
É uma das fundadoras e coordenadoras da Mais Diferenças – ONG que desenvolve projetos de educação e cultura inclusivas. Pedagoga com especialização em educação especial – deficiência intelectual, Pós-graduada em Tecnologia Assistiva e Mestre em Psicologia da Educação. Assessora e desenvolve projetos inclusivos há 30 anos. Participa de diversas redes e Coalizões em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. É Comissária da CNIC/Lei Rouanet na Bancada de Humanidades na Cadeira de Acessibilidade.
Cristina Tourinho
Professora de Violão pela Universidade Católica do Salvador (1975), Instrumento pela Universidade Federal da Bahia (1982), mestrado em Música pela Universidade Federal da Bahia (1995), doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2001) e pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2012).
Viviane Louro
Doutora em Neurociências pela UNIFESP. Mestre em música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Bacharel em piano pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM), Técnica em música pela Fundação das Artes de São Caetano (FASCS).
Karla Cremonez
Doutoranda em Educação na Universidade de São Paulo (FE/USP) e mestra em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Graduada em Pedagogia, Educação Musical e Artes. Especialista em Educação Especial nas habilidades: Deficiência Visual, Deficiência Física, Deficiência Auditiva e Intelectual; especialista em Psicopedagogia Clínica e Educacional e Musicografia Braille pela EMB- Brasília.
Anna Maria Padilha
Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1974), mestrado em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Educação Conhecimento Linguagem e Arte pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente, é professora titular da Universidade Metodista de Piracicaba.
Ana Carolina
Flautista e fagotista com experiência em diferentes formações musicais. É Mestra em Música em UFSJ e Especialista (Lato Sensu) em Arte na Educação: Dança, Música e Teatro, Educação Musical, Educação Especial e Libras. É Licenciada em Música, Bacharel em Flauta Doce e Bacharel em Comunicação Social.
Carol Araújo
Musicista formada pela Fundação das Artes, com formação técnica pela Juilliard e especializações pela Gallaudet University. Atua em Educação Musical Inclusiva no Brasil e no exterior, e já se apresentou em eventos como Grammy Latino, Super Bowl e Jogos Paralímpicos, promovendo acessibilidade e transformação social por meio da música.
Nos vemos em breve!
Atenciosamente,
Equipe SEDUC