fbpx

Ethno Brazil

Ethno Brazil 2022

A terceira edição do Ethno Brazil, festival que celebra a cultura com jovens músicos de vários cantos do mundo, acontecerá de 01 a 13 de agosto de 2022.

Além da imersão cultural na Fazenda da Serrinha, em Bragança Paulista/SP neste ano, o festival conta com novidades. No dia 10 de agosto, os participantes do Ethno Brazil farão concertos didáticos no Teatro Carlos Gomes, em Bragança Paulista. Em 11 de agosto, às 17h, será a vez de se apresentarem no Teatro Procópio Ferreira, no Conservatório de Tatuí. Por fim, um concerto ocorrerá no Theatro Municipal, em São Paulo, no dia 12 de agosto, às 20h.

Serão 27 participantes, nacionais e internacionais, a serem selecionados/as por uma Comissão constituída pelos Mentores Artísticos e um profissional da Sustenidos.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS | As inscrições deverão ser efetuadas no site https://bit.ly/EthnoBR2022, mediante preenchimento do formulário de inscrição. Deverá ser anexado em local específico do formulário um documento de identificação contendo a data de nascimento.

Para mais informações, acesse o site oficial do evento.

O Ethno Brazil integra o Ethno World, maior festival internacional de música tradicional/folk para jovens músicos e tem a missão de promover atividades voltadas à preservação dos valores e referências culturais. O Ethno é promovido em outros 25 países, e foi criado há 30 anos, pela JMI – Jeunesses Musicales International

Terceiro ano no Brasil, o festival é realizado por meio da parceria internacional estabelecida entre a JMI e a Sustenidos Organização Social de Cultura. A última edição reuniu 28 músicos de várias partes do mundo e foi finalizada com espetáculo memorável, no Auditório Ibirapuera.

O festival

O festival Ethno Brazil promove a imersão cultural de jovens músicos de todos os cantos do mundo. A ação é realizada por meio da parceria internacional estabelecida entre a Sustenidos e a JMI (Jeunesses Musicales International), instituição que fomenta o Ethno em 18 países, há quase 30 anos.

O Ethno surgiu na Suécia, em 1990, com a missão de manter vivas as tradições culturais para jovens gerações por meio de um acampamento musical. Partindo de workshops e apresentações, o objetivo é promover o diálogo entre culturas, difundindo conceitos como paz, tolerância, respeito, generosidade e compreensão.

Enquanto dividem o mesmo espaço, os participantes partilham músicas, tradições e culturas. Juntos, fazem workshops nos quais uns ensinam aos outros as canções tradicionais de seu país. Nas oficinas conduzidas pelos líderes artísticos, os jovens têm a oportunidade de ensaiar, criar arranjos e se apresentar. Em essência, o Ethno é uma maneira democrática de aprendizagem entre pares com uma pedagogia não-formal, que foi refinada ao longo dos anos. No Ethno, aprende-se música ouvindo.

O programa culmina em uma série de apresentações, que podem ser autônomas ou conectadas a um festival maior. Em todo o mundo, os concertos Ethno são respeitados pelo virtuosismo e pela positividade.

No Brasil, os objetivos do Ethno são: preservar a cultura tradicional por meio do diálogo intercultural; facilitar a mobilidade de jovens músicos e talentos emergentes, localmente e no exterior; criar oportunidades iguais para músicos de todos os gêneros; celebrar jovens talentos em um ambiente inclusivo, propiciando experiência em condições profissionais; construir a confiança dos jovens na promoção de seu desenvolvimento musical e criativo em um local democrático para criação e performance.

Imersão cultural

A primeira edição do Ethno Brazil foi realizada em 2018, com a participação de 25 músicos, de 18 a 30 anos. Ao todo, 86 pessoas se inscreveram para o evento.

O festival ocorreu na Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista (SP), espaço no qual os escolhidos ficaram imersos em atividades musicais e culturais lideradas pelos músicos e educadores Gabriel Levy (acordeonista e compositor brasileiro) e Katrhyn Doehner (violinista alemã e líder veterana de inúmeros Ethnos na Europa).

Os músicos trabalharam na difusão de informações e construção de arranjos coletivos para um repertório de 22 músicas de países e regiões da Europa, da África, do Oriente Médio, da Ásia e da América do Sul. Provenientes do Brasil, de Moçambique, do Congo, da Argélia, da Alemanha, da França, do Chile, da Argentina e da Colômbia, os instrumentistas trocaram experiências em um ambiente de respeito e acolhimento.

O resultado do trabalho intercultural foi apresentado no Galpão Busca Vida, em Bragança Paulista/SP; no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos/SP; no Teatro Sedes, em Taubaté; e no Vão Livre do Masp, em São Paulo/SP.

Em 2019, o Ethno Brazil reuniu 28 músicos da mesma faixa etária, de 11 países: Espanha, Portugal, Chile, Grécia, Argélia, Argentina, Guiné, Índia, Bélgica e Chipre, além do Brasil. A imersão ocorreu no local de estreia, na fazenda da Serrinha, sob a liderança de Suchet Malhotra (percussionista indiano e responsável pelo Ehtno Word) e Carlinhos Antunes (músico brasileiro e diretor da Orquestra Mundana Refugi, formada majoritariamente por imigrantes).  

Os shows foram apresentados em quatro cidades: no Busca Vida, em Bragança Paulista; no Auditório Ibirapuera, em São Paulo/SP; no Teatro Municipal de Cerquilho/SP e Teatro Municipal de Sorocaba/SP.