Programação de julho no Theatro Municipal de São Paulo, tem double bill com Le Villi e Friedenstag e a premiação do Concurso Joaquina Lapinha

Sala de Espetáculos. Foto: Rafael Salvador

No mês de julho, além da premiação dos vencedores do Concurso Joaquina Lapinha, dedicado a solistas pretos, pardos e indígenas, acontece a estreia da double bill com dois grandes nomes da música: Giacomo Puccini e Richard Strauss. Com Le Villi (As Fadas), primeira ópera de Puccini, e Friedenstag (Dia de Paz), apresentada pela primeira vez na América Latina.

A apresentação inicia com a ópera Le Villi, inspirada em lendas eslavas sobre espíritos vingativos de jovens traídas no amor. Estreada em 1884, carrega influências do estilo composicional de Amilcare Ponchielli, mestre de Puccini, trazendo uma atmosfera quase mística, distinta das obras seguintes do compositor. A trama é a mesma do famoso balé Giselle, de Adolphe Adam: uma jovem de coração partido transforma-se em uma criatura sobrenatural que se vinga de seu amante infiel, forçando-o a dançar até a morte. Embora não tenha sido bem-recebida no concurso para o qual foi composta, o concurso de Sonzogno, a ópera foi aclamada por críticos que viram em Puccini uma promessa para a ópera italiana.

Leia a matéria completa aqui.