fbpx

Campanha #AbraUmaJanela leva música e entretenimento durante isolamento social

Ação visa confortar e unir pessoas, mesmo distantes, além de propor novas perspectivas por meio das músicas tocadas por participantes dos programas administrados da Sustenidos

Com o intuito de levar conforto à população por meio da música, a Sustenidos Organização Social de Cultura lançou a campanha #AbraUmaJanela no dia 21 de junho – Dia da Música. A Sustenidos é responsável pela gestão do Festival Ethno Brazil, Som Na Estrada, Festival Imagine Brazil, MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange) e Projeto Guri nos polos do interior, litoral e Fundação CASA.  As ações, gratuitas, estarão disponíveis na página oficial da campanha abraumajanela.sustenidos.org.br, no canal da Sustenidos no Youtube, com chamadas no Facebook e em pílulas no Instagram.
“O mote da campanha #AbraUmaJanela reforça a importância de as pessoas respirarem e enxergarem além das preocupações e ansiedades dos dias de hoje. Queremos promover experiências de diferentes estilos e origens, que as façam se sentir mais leves, por meio da música”, reforça Alessandra Costa, Diretora Executiva da Sustenidos.

A música tem transformado a rotina das famílias durante o isolamento social, pois embala as tarefas do dia a dia, une os integrantes da casa, refresca nossa memória afetiva e ganha eco em nossas comunidades virtuais. Ela está na cozinha, fonte inesgotável de pesquisa que faz da sucata um instrumento musical. Ou na produção de vídeos e oficinas que movimentam a todos. Nas reuniões virtuais em que os jovens cantam e tocam juntos. E nessa infinidade de ações que se propaga por meio das redes sociais A música diverte, une, traz alento, faz história, inspira e convida: Abra Uma Janela você também!

Conduzida pela agência Suno United Creators, responsável pelo planejamento, peças e identidade visual, a campanha será 100% digital, com foco nas mídias sociais e contará com três ações simultâneas. A primeira com o tema: Vamos abrir a janela do aprendizado, na qual jovens e adolescentes do Projeto Guri ensinarão as famílias a construir instrumentos em casa, a fazer música com diferentes objetos, percussão corporal, brincadeiras musicais e outras atividades.

A ação Vamos abrir uma janela onde não existia contemplará a abertura de lives com performance de jovens dos programas administrados pela Sustenidos interpretando diferentes músicas na contagem regressiva das apresentações.

Outra proposta, Vamos abrir uma janela para uma surpresa, levará vídeos dos jovens integrantes dos programas geridos pela Sustenidos, a reuniões e conferências, tornando o encontro mais exclusivo e intimista. As músicas também poderão ser veiculadas durante a espera de chamadas em empresas e/ou instituição que desejam apoiar a ação. 

A pandemia de Covid-19 tem gerado impactos sem precedentes. Ciente do seu importante papel social e apostando na sua contribuição para atenuar o desconforto que a situação global traz, a Sustenidos direcionou seus esforços para seguir trabalhando em prol do desenvolvimento humano.

“A campanha é um importante passo para a Sustenidos reforçar o trabalho que está sendo construindo com as crianças e jovens de todo o Brasil, além de proporcionar não somente a transformação destes adolescentes, mas também dos familiares, comunidade e toda a sociedade por meio da música”, finaliza Alessandra.


“O desafio era fazer algo sensível ao contexto, sem deixar de lado uma visão de eficiência para a campanha. A ideia foi estruturada sob uma inversão de papéis e lógicas. Ao invés de pedir recursos para a Sustenidos, hoje se torna mais interessante oferecer as lições e aprendizados da Sustenidos para as pessoas. Isso porque muito além da música, estamos falando de oferecer uma manutenção de saúde mental, como um respiro positivo durante a quarentena. A Sustenidos sabe disso há muito tempo, eles não ensinam apenas música para as crianças e jovens, mas contribuem para o desenvolvimento integral deles e de suas comunidades. A campanha traduz um desejo de expandir o alcance desse impacto positivo para mais pessoas e abrir novas janelas para todos. Ao abrir uma janela para deixar as lições de música e empatia da Sustenidos entrarem em casa, enxergamos o lado de dentro da janela, o outro e o trabalho que a Sustenidos faz e segue fazendo há anos por tantas crianças, jovens, comunidades e, por último e nem por um segundo menos importante, pela cultura do País”, explica Giulia Queiroz, líder de estratégia da Suno United Creators.

Conheça a Sustenidos
A Sustenidos Organização Social de Cultura – referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação música – é responsável pelo  Festival Ethno Brazil, Som Na Estrada, Festival Imagine Brazil e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange), e administra desde 2004 o Projeto Guri (maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo). Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Organização é vencedora do Prêmio internacional YAMA Awards, na categoria Voto Popular (2013); prêmio de Ordem do Mérito Cultural, concedido ao Projeto Guri pelo presidente da República (2003); prêmio Multicultural Estadão, ao Projeto Guri, na categoria Melhor Projeto de Fomento à Cultura do Ano (2000). Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Contribua você também: https://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/

 
Projeto Guri
Maior programa sociocultural brasileiro oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA).  Mais de 820 mil crianças e jovens foram beneficiados pelo programa em 25 anos. Atualmente, atende cerca de 50 mil alunos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Só em 2019, o Projeto Guri impactou mais de 580 mil pessoas dentre familiares e público em geral.

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; CCR AutoBAn; Instituto CCR; SulAmérica; VISA; Bayer; WestRock; Microsoft; Supermercados Tauste;  Banco Votorantim; VALGROUP;  Novelis; EMS; Capuani do Brasil; Faber-Castell; Pinheiro Neto; Santander;  Raízen; BTP; Distribuidora Ikeda; Grupo Maringá; Instituto 3M; Supermercados Rondon; Frigol; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; ENEL; GRUPO GR; Cipatex; Grupo Herval, Pirelli.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *