fbpx

Dia Mundial Contra o Trabalho infantil: Sustenidos e Projeto Guri aderem à campanha

#NãoaoTrabalhoInfantil

A Sustenidos Organização Social de Cultura adere ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil (12/6), uma campanha permanente, reforçada pela efeméride, que visa trazer consciência e mobilizar a população no combate ao trabalho infantil e ao trabalho ilegal de adolescentes. #NãoaoTrabalhoInfantil

Neste contexto, o cuidado integral das crianças, adolescentes e jovens está presente em todos os programas geridos pela Sustenidos, como o Projeto Guri (nos polos de ensino do interior, litoral e Fundação CASA), Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal. Além dos projetos especiais Som na Estrada, Musicou e MOVE, e dos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil. Assim como o Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro – o Conservatório de Tatuí também é mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Dia Mundial Contra o trabalho Infantil

A data foi instituída pelo decreto de Lei nº 11.542 de 12 de novembro de 2007, ano em que foi apresentado o primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Internacional do Trabalho.

Abaixo, dados apurados pela instituição Criança Livre de trabalho Infantil.

https://livredetrabalhoinfantil.org.br/conteudos-formativos/mapa-do-trabalho-infantil/

De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) sobre Trabalho de Crianças e Adolescentes, em 2019, havia 1,768 milhão de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos em situação de trabalho infantil, o que representa 4,5% da população (40,1 milhões) nesta faixa etária.

A maior concentração de trabalho infantil está na faixa etária entre 14 e 17 anos, representando 78,7% do total. Já a faixa de cinco a 13 anos representa 21,3% das crianças exploradas pelo trabalho infantil.

Segundo o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), o número de crianças e adolescentes negros em situação de trabalho é maior do que o de não negros. Os pretos ou pardos representam 66,1% das vítimas do trabalho infantil no país.

Rede de apoio

O intuito da campanha é articular atores estratégicos, engajar a sociedade em torno da questão e influenciar políticas públicas (advocacy) que contribuam para o fim do trabalho infantil. “A Sustenidos possui parceria com a Cidade Escola Aprendiz por meio do projeto Criança Livre de Trabalho Infantil que, a partir da comunicação, busca desnaturalizar o trabalho infantil disseminando informações relevantes sobre o tema por meio de campanhas, reportagens, colunas e materiais de apoio disponíveis no site e nas mídias sociais”, disse da Daniella Sousa, coordenadora técnica do núcleo de Parcerias e Alianças.

“Além das ações de comunicação, nossas parcerias desenvolvem projetos que contribuem para a rede de proteção social, elaboram projetos e executam metodologias de busca ativa de crianças em situação de trabalho infantil em espaços públicos e privados”, explicou a coordenadora. “E enquanto organizações parceiras, contribuímos mutuamente no compartilhamento de conteúdo e no engajamento nas redes territoriais, atuando no fortalecimento da garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens, enquanto sujeitos de direitos, especialmente quanto às oportunidades de aprendizagem, expressão e participação ativa na sociedade em condições de igualdade ao longo de toda vida”.

Apoio/sugestão

Livro

Meninos Malabares – Retratos do Trabalho Infantil no Brasil, obra de Bruna Ribeiro, com imagens de Tiago Queiroz, pulicado pela editora Panda Books. “Foram quase cinco anos percorrendo as cidades em busca de histórias que retratassem uma das piores violações de direitos contra crianças e adolescentes no Brasil, em textos e fotos. Como resultado, apresentamos dez formas de trabalho infantil, como em uma plantação de palmito, em uma oficina de costura e nos faróis… Por fim, mostramos um possível recomeço, com a história de uma família que batalha para romper o ciclo do trabalho infantil e também um capítulo de dados e análise”, contou a autora nas redes sociais.

Música

Nova versão da canção Sementes, dos rappers Emicida e Drik Barbosa. A música foi regravada nas vozes do rapper Rael e da cantora Negra Li e está disponível no Spotify. Link: https://www.youtube.com/watch?v=v-fmUDgSL3o

Parcerias

A campanha é realizada por várias instituições que compõem a Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, como o instituto Criança Livre de Trabalho Infantil, Ministério Público do Trabalho e FNPETI – Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

Proteger as crianças é um dever de todas e todos!

 

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; WestRock; Bayer; Novelis; Arteris; CSN; EMS; Grupo Maringá; NovAmérica Agrícola; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; VALGROUP; Raízen; BTP; Caterpillar; Cipatex; Faber-Castell; Supermercados Rondon; CNH Capital; Instituto 3M; Louis Vuitton; Mercedes-Benz; Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Enel; Pirelli.

Patrocinador Musicou – Sustenidos: CTG Brasil; Grupo Maringá; SulAmérica.
Patrocinador Som na Estrada – Sustenidos: Supermercados Tauste; Sky; Glovis; Supermercados Rondon.

Patrocinador Imagine Brazil e Ethno Brazil – Sustenidos: Sky e Supermercados Tauste.

Patrocinadores Institucionais da Sustenidos: Microsoft e VISA.


Sobre o Projeto Guri:
mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos no curso de luteria, nos Grupos de Referência e nos polos da Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 850 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelo Projeto Guri (nos polos de ensino do interior, litoral e Fundação CASA), Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal. Além dos projetos especiais Som na Estrada, Musicou e MOVE, e dos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *