Som na estrada

Projeto itinerante, o Som na Estrada tem como missão levar espetáculos e oficinas musicais para diversos municípios brasileiros com o suporte de um caminhão-palco.

O Som na Estrada é realizado em espaço aberto e de fácil acesso ao público. Por meio do projeto, são proporcionadas iniciativas positivas e caracterizadas pelo respeito e pela compreensão do papel da música no cotidiano da população. Em cada uma das cidades visitadas são oferecidas três atividades de formação (workshops) e um espetáculo musical. Realizado em um único dia, nos períodos da manhã e da tarde, o programa está especialmente voltado a crianças, adolescentes e jovens de escolas da rede pública de ensino, e as ações são previamente alinhadas com o apoio de prefeituras e parceiros locais.

A primeira edição do Som na Estrada ocorreu em 2018, com o título Guri na Estrada. O projeto percorreu seis municípios – cinco paulistas e um mineiro – entre 24 de setembro e 5 de outubro. A ação teve patrocínio da empresa de energia AES Tietê, via Lei de Incentivo à Cultura. Já as atividades musicais de formação foram gratuitas e ministradas pelos profissionais Renata Facury e Daniel Ayres. Participaram das atividades formativas 504 alunos e alunas das redes municipais de ensino. Outras 1.290 pessoas das comunidades locais assistiram às apresentações musicais gratuitas.