fbpx

Som na Estrada

O projeto Som na Estrada tem a missão de sensibilizar o público para a apreciação e prática musical por meio de atividades de excelência artística, como oficinas e shows. A programação é criada para atender crianças, adolescentes e jovens, alunas e alunos da rede pública de ensino, além de educadores e educadoras (que trabalham com o público indicado) e todas as ações são gratuitas.

Atendendo aos protocolos de segurança diante da situação pandêmica, o projeto itinerante foi realizado de modo 100% digital em 2021 cumprindo assim, a meta de levar música de qualidade para pequenos municípios do estado.

O resultado irá ao ar para o público em geral em dois programas: no dia 21 de abril, com o grupo Barbatuques; e no dia 23, com Rodrigo Ciampi e Trio de Forró. Ambos às 14h, no Facebook da Sustenidos, com apresentação da cantora Carmen Costa.

O Som na Estrada Digital 2021 contou com a parceria de secretarias de educação e escolas públicas dos municípios de Canas, Cunha, São José do Barreiro, Lagoinha, Buri e Eldorado.

 “O projeto oferece para pequenos municípios, preferencialmente aqueles que não têm polos do Guri, contato com espetáculos musicais de excelência e oficinas de musicalização com profissionais renomados. Promove a sensibilização e o estímulo à escuta musical diversificada e a sua prática ”, disse Deborah Lobo, gestora de Projetos Especiais.

“Além de fomentar a prática e a apreciação musical em crianças e jovens, esperamos abrir novos horizontes com essa troca, contribuindo assim, para uma ampliação da consciência de cidadania e de responsabilidade social”, completou a gestora.

Oficina virtual do grupo Badulaque (em destaque)

O Som na Estrada é realizado  pela  Sustenidos Organização Social de Cultura, instituição gestora de outros programas, como MOVE – Musicians and Organizers Volunteer Exchange, Imagine Brazil e Ethno Brazil, além do Projeto Guri – maior programa sociocultural do Brasil, gerido pelo Governo do Estado de São Paulo.

O projeto foi patrocinado por Supermercados Tauste, Sky, Glovis e Supermercados Rondon, por meio da Lei de Incentivo do Estado de São Paulo – ProAC ICMS, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Oficinas de musicalização, com 1h30 de duração, cada, para educadores e educadoras:

Dia 16/03, das 18h30 às 20h, Oficina Vivência Barbatuques, para docentes que pretendam aplicar seus conteúdos em turmas de jovens a partir de 12 anos;

Dia 23/03, das 18h30 às 20h, Oficina com o Duo Badulaque, para docentes que pretendam aplicar seus conteúdos em turmas a partir de 05 anos;

Shows para crianças, jovens e toda comunidade escolar:

Todas as instituições de ensino participantes do projeto receberam quatro shows especialmente produzidos para a difusão na comunidade escolar. Os vídeos têm 60 minutos, cada, com classificação indicativa livre.

Dois shows foram realizados pelo grupo Barbatuques e duo Badulaque, que também realizaram oficinas para os docentes, para que os educadores pudessem vivenciar, de modo prático, os temas apresentados, ampliando as conexões e as possibilidades lúdicas das atividades que desenvolverão junto a seus alunos e alunas.

E dois shows voltados para o público jovem (não é classificação indicativa, todos os quatro shows são livres). Um deles com a Banda Entalpia, ganhadora do Festival Imagine Brasil 2018; e o outro com Rodrigo Ciampi e Trio de Forró, revelação no cenário da música paulistana contemporânea. A banda e o artista são participantes do Imagine Brazil, evento realizado desde 2015 pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Primeira edição do Som na Estrada

A primeira edição do Som na Estrada ocorreu em 2018, com o título Guri na Estrada. O projeto percorreu seis municípios – cinco paulistas e um mineiro – entre 24 de setembro e 5 de outubro. A ação teve patrocínio da empresa de energia AES Tietê, via Lei de Incentivo à Cultura. As oficinas musicais gratuitas foram realizadas pelos profissionais Renata Facury e Daniel Ayres, e as apresentações musicais foram realizadas por 06 diferentes grupos de alunos do Projeto Guri de polos próximos às cidades parceiras. Participaram das atividades formativas 504 alunos e alunas das redes municipais de ensino. Outras 1.290 pessoas das comunidades locais assistiram às apresentações musicais gratuitas.

Imagens do Guri na Estrada