fbpx

Após oficinas virtuais, ‘Som na Estrada’ leva shows virtuais para todo o público

O projeto Som na Estrada tem a missão de sensibilizar o público para a apreciação e prática musical por meio de atividades de excelência artística, como oficinas e shows. A programação é criada para atender crianças, adolescentes e jovens, alunas e alunos da rede pública de ensino, além de educadores e educadoras (que trabalham com o público indicado) e todas as ações são gratuitas.

Atendendo aos protocolos de segurança diante da situação pandêmica, o projeto itinerante foi realizado de modo 100% digital em 2021 cumprindo, assim, a meta de levar música de qualidade para pequenos municípios do estado. Os shows, realizados especialmente para o projeto, irão ao ar para o público em geral em quatro programas: no dia 21 de abril, com o grupo Barbatuques; dia 23, com Rodrigo Ciampi e Trio de Forró; dia 28, com o Duo Badulaque; e dia 30, com a Banda Entalpia. Todos às 14h, no Facebook da Sustenidos, com apresentação da cantora Carmem Costa.

O Som na Estrada Digital 2021 contou com a parceria de secretarias de educação e escolas públicas dos municípios de Canas, Cunha, São José do Barreiro, Lagoinha, Buri e Eldorado.

 “O projeto oferece para pequenos municípios, preferencialmente aqueles que não têm polos do Guri, contato com espetáculos musicais de excelência e oficinas de musicalização com profissionais renomados. Promove a sensibilização e o estímulo à escuta musical diversificada e a sua prática ”, disse Deborah Lobo, gestora de Projetos Especiais. “Além de fomentar a prática e a apreciação musical em crianças e jovens, esperamos abrir novos horizontes com essa troca, contribuindo assim, para uma ampliação da consciência de cidadania e de responsabilidade social”, completou a gestora.

O Som na Estrada é realizado  pela  Sustenidos Organização Social de Cultura, instituição gestora de outros programas, como MOVE – Musicians and Organizers Volunteer Exchange, Imagine Brazil e Ethno Brazil, além do Projeto Guri – maior programa sociocultural do Brasil, gerido pelo Governo do Estado de São Paulo.

O projeto foi patrocinado por Supermercados Tauste, Sky, Glovis e Supermercados Rondon, por meio da Lei de Incentivo do Estado de São Paulo – ProAC ICMS, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Shows para crianças, jovens e toda comunidade escolar:

Todas as instituições de ensino participantes do projeto receberam, além das oficinas de musicalização, quatro shows especialmente produzidos para a difusão na comunidade escolar. Os vídeos têm 60 minutos cada, com classificação indicativa livre.

Dois shows foram realizados pelo grupo Barbatuques e duo Badulaque, que também realizaram oficinas para os docentes, para que os educadores pudessem vivenciar, de modo prático, os temas apresentados, ampliando as conexões e as possibilidades lúdicas das atividades que desenvolverão junto a seus alunos e alunas.

E dois shows voltados para o público jovem (não é classificação indicativa, todos os quatro shows são livres). Um deles com a Banda Entalpia, ganhadora do Festival Imagine Brasil 2018; e o outro com Rodrigo Ciampi e Trio de Forró revelação no cenário da música paulistana contemporânea. A banda e o artista são participantes do Imagine Brazil, evento realizado desde 2015 pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Primeira edição do Som na Estrada

A primeira edição do Som na Estrada ocorreu em 2018, com o título Guri na Estrada. O projeto percorreu seis municípios – cinco paulistas e um mineiro – entre 24 de setembro e 5 de outubro. A ação teve patrocínio da empresa de energia AES Tietê, via Lei de Incentivo à Cultura. As oficinas musicais gratuitas foram realizadas pelos profissionais Renata Facury e Daniel Ayres, e as apresentações musicais foram realizadas por 06 diferentes grupos de alunos do Projeto Guri de polos próximos às cidades parceiras. Participaram das atividades formativas 504 alunos e alunas das redes municipais de ensino. Outras 1.290 pessoas das comunidades locais assistiram às apresentações musicais gratuitas.

Serviço: apresentações do Som na Estrada para o público em geral
Dia 21 de abril, com o grupo Barbatuques;
Dia 23, com Rodrigo Ciampi e Trio de Forró;
Dia 28, com o Duo Badulaque;
Dia 30, com a Banda Entalpia.
Todos às 14h, no Facebook da Sustenidos, com apresentação da cantora Carmem Costa.

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; WestRock; Bayer; Novelis; Arteris; CSN; EMS; Grupo Maringá; NovAmérica Agrícola; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; VALGROUP; Raízen; BTP; Caterpillar; Cipatex; Faber-Castell; Supermercados Rondon; CNH Capital; Instituto 3M; Louis Vuitton; Mercedes-Benz; Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Enel; Pirelli.

Patrocinador Musicou – Sustenidos: CTG Brasil; Grupo Maringá; SulAmérica.

Patrocinador Som na Estrada – Sustenidos: Supermercados Tauste; Sky; Glovis; Supermercados Rondon.

Patrocinador Imagine Brazil e Ethno Brazil – Sustenidos: Sky e Supermercados Tauste.

Patrocinadores Institucionais da Sustenidos: Microsoft e VISA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *