fbpx

Conheça as pessoas vencedoras do 2º Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha

A edição contou com premiações de até R$ 20mil, além de formações e orientação de carreira musical

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – divulga as pessoas vencedoras do 2º Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha, que aconteceu no mês de novembro.

Em primeiro lugar, a candidata Lorena Pires Adão foi premiada na categoria voz feminina. Já na categoria voz masculina, o primeiro lugar foi de Andrey Silva Mira. Já em segundo lugar, na categoria voz feminina, Jayana Gomes Paiva foi a vencedora. Em segundo lugar, na categoria voz masculina, foi a vez de Lucas Timóteo de Melo. Na categoria de Jovem Solista, o participante Samuel Sousa Martins foi vencedor.

Além disso, Nathielle Cristina Rodrigues e Samuel Sousa Martins foram premiados pelo concurso Maria Callas e Carlos Eduardo Santos dos Santos teve uma menção honrosa no evento.

Os(as) primeiros(as) colocados(as) de cada categoria integrarão o elenco de solistas da Temporada Lírica 2024 do Theatro Municipal de São Paulo. Já os(as) segundos(as) colocados(as) e o(a) ganhador(a) da categoria Jovem Solista poderão se apresentar na Temporada 2024 do Teatro Procópio Ferreira, espaço cultural pertencente ao Conservatório de Tatuí. Os(as) ganhadores(as) de todas as categorias participarão do Recital de Premiação, acompanhados(as) por uma Orquestra, no dia 18 de dezembro, no Theatro Municipal de São Paulo.

SERVIÇO

Assista a gravação do 2º Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha pelo canal do Conservatório de Tatuí no YouTube.

Pioneirismo negro na música clássica brasileira

O nome do concurso homenageia a primeira atriz e cantora lírica brasileira e negra a ganhar destaque internacional, Joaquina Maria da Conceição Lapa – a Joaquina Lapinha – considerada uma referência feminina na cena lírica e uma das primeiras mulheres a receber autorização para participar de espetáculos públicos em Portugal (Lisboa). “Esta ação afirmativa promovida pela Sustenidos tem o intuito de contribuir para que a cena lírica brasileira se torne, de fato, mais diversa”, destaca Alessandra Costa, diretora executiva da Sustenidos.

Reconhecida no cenário artístico luso-brasileiro como cantora, em meados do século XIX, Joaquina Lapinha iniciou a carreira no Rio de Janeiro. Natural de Minas Gerais, a artista se apresentou em várias cidades portuguesas no período de 1791 a 1805 e, apesar da carreira internacional, alguns autores apontam que, por ter a pele negra, a atriz precisou recorrer a cosméticos para clareá-la nas apresentações na Europa.

A cantora foi tema do livro ‘Negras líricas: duas intérpretes brasileiras na música de concerto’ (Sete lagoas, 2008), do pesquisador e músico Sérgio Bittencourt-Sampaio, e foi citada em ‘O Rio de Janeiro no tempo dos vice-reis’ (1956), do cronista Luís Edmundo, como aquela que ficava “pisando como ninguém em tablas (palco)”, além de ser enredo da escola de samba Inocentes de Belford Roxo, no Carnaval de 2014.

 **

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoia nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Visa, Nubank, Instituto CCR e Pinheiro Neto Advogados.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *