fbpx

Dia Internacional da Música: Sustenidos ratifica a arte como transformação

aula de música no Polo IbiráA música estimula o cérebro e promove o desenvolvimento humano. Referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas de educação musical, a Sustenidos conhece bem estes benefícios e ressalta sua importância no Dia Internacional da Música (1º/10), data escolhida pela Unesco, em 1975, com o objetivo de promover a paz e a amizade entre os povos com o auxílio da música.

A Sustenidos é responsável pelo Projeto Guri (nos polos do interior, litoral e Fundação CASA), Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal, além dos projetos especiais Som na Estrada, Musicou e MOVE, e dos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil. Para a Sustenidos, música é instrumento de identidade, integração e transformação.

“A prática musical, principalmente quando realizada coletivamente, pode promover a autoconfiança, a autodisciplina, o trabalho em equipe, o desenvolvimento da criatividade, do senso crítico e da sensibilidade, além de possibilitar novas formas de pensar e ver o mundo, de ter uma visão crítica e reflexiva de si mesmo e dos outros, e trabalhar questões de solidariedade, desenvolvendo uma formação humana”, disse Claudia Freixedas, superintendente educacional da Sustenidos.

Além disso, crianças, adolescentes e jovens também podem encontrar na música uma outra linguagem para se expressar, desenvolvendo a acuidade auditiva, a escuta atenta, a prontidão, o senso imaginativo e a criatividade.

No Projeto Guri – maior programa sociocultural do país, gerido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – por exemplo, as pesquisas indicam que 85% das crianças, adolescentes e jovens não precisam de recuperação nas disciplinas do ensino regular, leem duas vezes mais livros, tendem a se envolver em práticas solidárias (como campanhas de doação de alimentos e de sangue), apresentam melhora no comportamento interfamiliar e diminui o consumo de bebidas alcoólicas.

Dados da última pesquisa realizada com ex-alunos do Projeto Guri indicam que 97% acreditam que foi “importante” ou “muito importante” a passagem pelo programa. E sobre o impacto em suas vidas apontam três aspectos em que o programa pode contribuir: “ajudar a ter mais confiança”, “ajudar nas relações sociais” e “ajudar na ampliação do repertório musical”.

Em suma, pode-se dizer que a proposta de ensino coletivo (promovendo a interação e colaboração entre alunos), bem como as apresentações (estimulando a confiança dos alunos em seus potenciais) se somam ao contato com outros gêneros e ritmos de diversas culturas (ampliando seus repertórios), na contribuição para o desenvolvimento humano daqueles que têm passagem pelo Projeto Guri.

Sobre a celebração do Dia da Música, o Projeto Guri comemora a partir da ‘Fete de la musique’, ação anual que ocorre no dia 21 de junho e que incentiva cidadãos e residentes a tocar música fora de seus bairros ou em espaços públicos e parques. Mas as atividades estão suspensas por conta da pandemia.

Assim, seguimos apoiando milhares de crianças, adolescentes e jovens para que entrem na vida adulta certos de que a arte é a melhor companhia para essa jornada. Graças a equipe competente e dedicada, que ratifica a paixão pela Organização, por seus programas e pela comunidade.

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; WestRock; Bayer; Novelis; Arteris; CSN; EMS; Grupo Maringá; NovAmérica Agrícola; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; VALGROUP; Raízen; BTP; Caterpillar; Cipatex; Faber-Castell; Supermercados Rondon; CNH Capital; Instituto 3M; Louis Vuitton; Mercedes-Benz; Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Enel; Pirelli.

Patrocinador Musicou – Sustenidos: CTG Brasil; Grupo Maringá; SulAmérica.
Patrocinador Som na Estrada – Sustenidos: Supermercados Tauste; Sky; Glovis; Supermercados Rondon.
Patrocinador Imagine Brazil e Ethno Brazil – Sustenidos:
Sky e Supermercados Tauste.
Patrocinadores Institucionais da Sustenidos
: Microsoft e VISA.

Sobre o Projeto Guri: mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos no curso de luteria, nos Grupos de Referência e nos polos da Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 850 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelo Projeto Guri (nos polos de ensino do interior, litoral e Fundação CASA), Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal. Além dos projetos especiais Som na Estrada, Musicou e MOVE, e dos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *