fbpx

Estão abertas as inscrições para o programa de intercâmbio MOVE.

Realizado no Brasil desde 2015,  alunos e ex-alunos do Conservatório de Tatuí, de 18 a 25 anos, podem se inscrever para participar do programa de intercâmbio.

MOVE 2023, da Sustenidos, selecionará até 06 (seis) jovens brasileiros(as) para atuarem voluntariamente, no Malawi e em Moçambique (África) e na Noruega (Europa) no período de setembro de 2023 a junho de 2024, podendo ser antecipado ou postergado em função das estratégias mundiais adotadas para combate à pandemia do novo Coronavírus ou quaisquer outros motivos de força maior.

Os intercambistas participarão do curso preparatório e do Youth Camp, ambos realizados em Nairóbi – Quênia no mês de agosto (20 a 25/8) e, após a citada capacitação, seguirão para os países / locais do intercâmbio.

“O MOVE é um projeto muito rico para a organização. Todos os participantes que a gente acompanhou ao longo dos anos voltaram totalmente transformados dessa experiência. Em cada um dos países, se convive com essas quatro culturas e, durante esses dez meses, a gente detecta um crescimento pessoal e profissional muito grande de quem participa.”

Alessandra Costa, diretora executiva da Sustenidos.

Alguns/algumas candidatos(as) selecionados(as) participarão de atividades programadas pela Music Crossroads Malawi e pela Music Crossroads Moçambique, entidades sem fins lucrativos sediadas nas localidades de Lilongwe (capital do Malawi) e Maputo (capital de Moçambique) e que atuam em rede, como membros da JMI – Jeunesses Musicales Internacional, desde 2010. No Malawi e em Moçambique, o programa de voluntariado poderá ser realizado por meio da participação em festivais de música, workshops e capacitações em áreas da música, saúde, cultura e em questões sociais.

Outros candidatos(as) selecionados(as) atuarão como voluntários(as) na Trøndertun Folkehøyskole, uma escola secundária pública de artes da Noruega, situada na localidade de Trøndheim e incluída como parceira da JM Norway em 2015. Esta instituição oferece cursos de pop, rock, engenharia de som e dança e o programa de voluntariado poderá ser realizado por meio de participação em festivais, em espetáculos, em instituições para idosos e crianças, entre outras atividades.

Eu não fazia ideia do quanto esse lugar é rico em cultura, em música. Eu estou admirada com a riqueza cultural que Moçambique tem e estou muito feliz de ter pessoas muito generosas ao meu redor. É isso que a África tem me ensinado, é isso que Moçambique tem me ensinado, a ser muito generosa.

Helen Quintanares, participante do MOVE 2022.

No MOVE, o conhecimento e as habilidades dos(as) intercambistas são valorizados para as atividades cotidianas das instituições. As instituições parceiras garantem a elaboração de programas específicos de atuação para cada intercambista, enfatizando as necessidades e as competências individuais.

O regulamento do MOVE 2023 está disponível aqui e o formulário de inscrição está neste link.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *