fbpx

Homenagem às mulheres: Gabriele Leite, nossa ex-Guria, entra para a lista da Forbes

DSC04790_Original (1)

Gabriele Leite (foto) está na Forbes Under 30, lista da revista Forbes com os destaques de 2020 abaixo dos 30 anos.

A jovem faz mestrado em violão clássico na Manhattan School of Music, em Nova York (EUA), com bolsa de estudo integral concedida pela Cultura Artística, instituição que a apoia desde 2016. É bacharel em música pela UNESP e estudou no Conservatório de Tatuí.

Aos 23 anos, Gabriele destaca-se pela trajetória de empenho e dedicação, encanta os críticos, coleciona prêmios e inspira os jovens (e os adultos também!).

Enquanto o visto para os Estados Unidos não sai, Gabriele segue o mestrado de modo virtual. “Está sendo uma experiência enriquecedora e de grande troca cultural. Para ter noção, só nesses seis meses de aula, eu já realizei dois sonhos de fazer Masterclass com as melhores referências do violão: o violonista cubano Manuel Barrueco e o espanhol Pepe Romero”, disse a jovem que começou a trajetória musical no Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pelo Governo do Estado de Estado de São Paulo.

Em 2020, Gabriele foi eleita pelo júri popular como ‘Jovem Talento no Grande Prêmio da Revista Concerto’ e recebeu o convite para ingressar no time ‘Augustine Strings’, um grupo seleto de artistas beneficiados com os materiais da famosa marca. Em 2019, no concurso internacional de violão de Koblenz, na Alemanha, foi semifinalista e recebeu a menção de ‘Melhor Participação Brasileira’.

A violinista tocou em festivais nacionais e internacionais, como o Festival Internacional de Campos do Jordão e XIX Festival de Música de Ourinhos. Participou de Masterclass com David Russell, Fábio Zanon, Paulo Martelli, Sharon Isbin, Aniello Desiderio, Berta Rojas, Tilman Hoppstock e Franz Halasz, entre outros. Ficou em 1º lugar no I Concurso Nacional Assovio Vertentes (2018); 1º lugar no XXXI Concurso Nacional de Violão Musicalis (2018); e em 1º lugar no XXIX Concurso Nacional de violão Souza Lima (2018).

Sobre a seleção da revista Forbes, vale mencionar que cada candidato é avaliado segundo  critérios e métricas como faturamento, criatividade, ineditismo, benefíc­­­­ios sociais reais e projetados, número de pessoas impactadas e potencial de transformação no setor, no mercado, na comunidade, no país e no mundo.

HISTÓRIA

Ainda pequena, Gabriele sonhava em estudar no Conservatório de Tatuí, mas não tinha idade para entrar na instituição que, além disso, ficava em outra cidade. A mãe, costureira na cidade de Cerquilho, ouviu dizer que havia aberto um Projeto Guri no município e decidiu matricular a filha de sete anos. Gabriele permaneceu no programa pois seis anos, mesmo após o ingresso no Conservatório, conciliando os dois cursos.

“Iniciei minha musicalização no Projeto Guri. Este período foi fundamental para o meu crescimento musical, de­­­senvolvendo diversas habilidades, onde pude melhorar muito a percepção e concentração, além de entender os benefícios que a música pode trazer para nós”, explica Gabriele.

Sobre a transformação por meio da música, a artista é direta: “Quero levar a música a lugares inóspitos onde as pessoas não têm acesso, ou então, não entendam o papel fundamental dessa prestigiosa ferramenta que é a arte”, finaliza.

Do Guri para o Mundo
A história de Gabriele Leite integra a série Do Guri para o Mundo, página criada para retratar o caminho trilhado pelos Guris: quem são, onde estão e o que mudou na vida deles. São histórias inspiradoras que celebram os 25 anos do Projeto Guri e prestam homenagem aos ex-alunos beneficiados pelo programa e, consequentemente, pelo poder de transformação da música. http://www.projetoguri.org.br/noticias/do-guri-para-o-mundo/
Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; WestRock; Bayer; Novelis; Arteris; CSN; EMS; Grupo Maringá; NovAmérica Agrícola; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; VALGROUP; Raízen; BTP; Caterpillar; Cipatex; Faber-Castell; Supermercados Rondon; CNH Capital; Instituto 3M; Louis Vuitton; Mercedes-Benz; Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Enel; Pirelli.

Patrocinador Musicou – Sustenidos: CTG Brasil; Grupo Maringá; SulAmérica.

Patrocinador Som na Estrada – Sustenidos: Supermercados Tauste; Sky; Glovis; Supermercados Rondon.

Patrocinador Imagine Brazil e Ethno Brazil – Sustenidos: Sky e Supermercados Tauste.

Patrocinadores Institucionais da Sustenidos: Microsoft e VISA.

Sobre o Projeto Guri: mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos no curso de luteria, nos Grupos de Referência e nos polos da Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 850 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelos programas Projeto Guri, Som na Estrada, Musicou e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); pelos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil; e pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí. No Projeto Guri desde 2004, é responsável pela gestão do programa de ensino musical no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *