fbpx

Iniciativas de alunos, educadores e familiares fortalecem o meio ambiente

Camiseta reciclada

A busca por soluções sustentáveis é uma preocupação cada vez mais frequente dentro das empresas e organizações. Por isso, muitas delas têm produzido iniciativas a fim de beneficiar o meio ambiente, como é o exemplo do Projeto Guri. Preocupada em conciliar o desenvolvimento musical de crianças e adolescentes com a responsabilidade ambiental, a organização tem aplicado diversas ações nos polos de ensino distribuídos no interior e litoral de São Paulo.

Maior programa sociocultural brasileiro mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto atendeu mais de 50 mil alunos, somente em 2018, nos seus 336 polos distribuídos em 280 municípios do Estado. Parte das camisetas utilizadas por esses Guris foram reutilizadas em trabalhos artesanais nos polos das regionais Presidente Prudente e Jundiaí.

Por meio de uma iniciativa que envolveu um trabalho social da cidade de Alvares Machado, o polo local recebeu cortinas novas confeccionadas com essas camisetas. “Nos Polos Mirante do Paranapanema e Narandiba, com uma mobilização que contou com o apoio da comunidade, familiares e dos próprios alunos, foi possível desenvolver capas para instrumentos, tapetes de retalhos e bolsas”, descreve Maria Fernanda Belonci, supervisora operacional do Polo Regional Presidente Prudente.

No Polo Regional Jundiaí, o processo de reutilização das camisetas também foi aplicado. As roupas foram usadas para confeccionar bolsas, sacolas, capas para cadernos, mochilas e almofadas. Os itens foram produzidos pela mãe de duas alunas e distribuídos aos Guris.

Coleta seletiva nos polos

Algumas unidades do Projeto Guri possuem coleta seletiva. É o exemplo dos Polos das Regionais de Sorocaba e Marília. Em Marília, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Limpeza Pública do município, o polo conseguiu realizar uma parceria com uma coletora local.

Todo o material removido, posteriormente, é transformado em objetos decorativos, cortinas, vasos, entre outros. “Está em nossa programação deste ano uma atividade socioeducativa com os alunos para incentivar a coleta diretamente no polo. Assim, eles poderão trazer os materiais recicláveis de suas residências também”, afirma Talita Brandão, coordenadora do Polo Regional Marília.

Já os Polos São Miguel Arcanjo e Pilar do Sul, por meio de uma parceria com as Secretarias de Meio Ambiente de cada município, servem como ponto de coleta de recicláveis da comunidade. Dessa forma, semanalmente os moradores locais levam os materiais para ambos os polos e uma cooperativa faz a remoção.

“Recebemos todos os tipos de materiais. Desde óleo usado até eletrônicos. Além disso, exercitamos nos Guris uma conscientização sobre o uso de descartáveis. Há três anos, aproximadamente, não usamos copos plásticos nas unidades”, explica Marcia Brisola, coordenadora de polo do Projeto Guri. “Neste ano, iniciamos também uma horta e um jardim tanto no Polo São Miguel Arcanjo como no Polo Pilar do Sul, a fim de despertar uma preocupação com o meio ambiente”, completa.

No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho, o Guri realizará inúmeras ações nos polos, como plantio de mudas, palestras sobre as definições de resíduos secos (recicláveis) e orgânicos, além de conversas nas salas de aula sobre a destinação correta de itens como pilhas, baterias e óleo de cozinha usado. As ações integram as atividades socioeducativas do Guri Consciente, programa que desperta a consciência social de crianças e jovens, e é inspirado em quatro pilares: cidadania e direitos; meio ambiente e sustentabilidade; saúde; ética e diversidade.

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: CTG Brasil; VISA; Bayer; WestRock; Microsoft; VALGROUP; Supermercados Tauste; Novelis; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn; Grupo Maringá; AES Tietê; Faber Castell; Distribuidora Ikeda, ASTA; Mercedez-Benz; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Raízen; Arteris; GRUPO GR; Pirelli; Tereos.

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Amigos do Guri administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *