fbpx

Projeto Musicou desembarca em quatro cidades da Paraíba

O projeto Musicou, programa de educação musical que oferece aulas de música gratuitas para crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos, inaugura, no mês de abril, quatro novos núcleos no estado da Paraíba. As cidades contempladas são: Pedra Lavrada, Nova Palmeira, Picuí e São Vicente do Seridó.

Os núcleos estão com vagas abertas para matrícula nas oficinas inaugurais, onde serão desenvolvidas diversas atividades de canto coletivo, iniciação musical, percussão, acordeão e violão, com duração entre os meses de maio e junho. Após esse período, os interessados poderão se inscrever no núcleo de interesse portando o RG ou certidão de nascimento do aluno, comprovante de residência e, no caso de menores de idade, o RG dos responsáveis.

Para participar não há exigência de conhecimento prévio de música e nem de instrumento musical. Os dias e horários dos cursos são definidos de acordo com a realidade de cada município – com o objetivo de atingir o maior número de alunos fora do horário letivo e em conformidade com o espaço disponível.

Embora esteja aterrissando em diversos estados, o Musicou já nasce com sólida experiência em música, educação e desenvolvimento social, pois trata-se de um programa criado pela Sustenidos Organização Social de Cultura, instituição sem fins lucrativos, especialista na implantação e gestão de políticas públicas de cultura.  A Sustenidos é responsável pela gestão do Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal de São Paulo, além do projeto especial MOVE, e os festivais Ethno Brazil e Big Bang.  

A superintendente educacional do projeto, Claudia Freixedas, explica que a iniciativa favorece o acesso à cultura por todo o Brasil e o desenvolvimento musical de qualidade para todas as faixas etárias. “A possibilidade de cantar ou tocar um instrumento de forma coletiva proporciona ao indivíduo inserir-se de maneira positiva em algum contexto social. É uma maneira incrível de se relacionar com o mundo, de forma sensível e artística. É isso que estamos oferecendo por meio do Musicou”, completa.

Além dos quatro novos núcleos na Paraíba, outras cidades que também receberam o projeto Musicou recentemente foram Olinda/PE, Recife/PE, Quixadá/CE, Quixeramobim/CE, Euclides da Cunha Paulista/SP, Paulínia/SP e Santa Mariana/PR. Confira todos os Núcleos Musicou em: https://www.sustenidos.org.br/musicou/ 

A realização do Musicou é feita de forma compartilhada. A Sustenidos entra com a expertise, os profissionais, equipamentos, materiais didáticos e atuação nas áreas administrativa e educacional. E o parceiro, poder público ou privado, fica responsável pelo local (espaço e manutenção).

Os Núcleos Musicou Andirá/PR, Euclides da Cunha Paulista/SP, Porecatu/PR, Santa Mariana/PR, Três Lagoas/MS, Arinos/MG, Nova Palmeira/PB, Pedra Lavrada/PB, Picuí/PB e São Vicente do Seridó/PB são patrocinados pela CTG Brasil.

Musicou 

Musicou São V. Seridó 

Inauguração: 24 de abril, às 16h

Aulas: Segundas e Quartas

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 15h30 às 19h30

Cursos: Canto Coral/Iniciação Musical, Acordeon, Percussão

Endereço: CRAS São Vicente do Seridó – Av. Sen. Rui Carneiro, 355 

Musicou Pedra Lavrada 

Inauguração: 25 de abril, às 16h

Aulas: Segundas e Quartas

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 07h30 às 11h30

Cursos: Canto Coral/Iniciação Musical, Violão, Percussão

Endereço: Sec. Assistência Social – Rua Estudante Eliomar Cordeiro de Souza, s/n 

Musicou Nova Palmeira 

Inauguração: 26 de abril, às 16h

Aulas: Terças e Quintas

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 15h30 às 19h30

Cursos: Canto Coral/Iniciação Musical, Violão, Percussão

Endereço: Rua Almisa Rosa, 82

Musicou Picuí 

Inauguração: 27 de abril, às 16h

Aulas: Terças e quintas

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 15h30 às 19h30

Cursos: Canto Coral/Iniciação Musical, Violão, Percussão

Endereço: Parque Ecológico de Picuí

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Big Bangl. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Informações para a imprensa:

Sustenidos – Assessoria de imprensa

Máquina Cohn & Wolfe| sustenidos@maquinacohnwolfe.com | (11) 3147-7900 
Ricardo Marques  – direção|ricardo.marques@maquinacohnwolfe.com | (11) 3147 7442  
Vânia Goersch – gerência| vania.goersch@maquinacohnwolfe.com| (11) 3147-7453                                                                            
Adriana Monori  – atendimento| adriana.monori@maquinacohnwolfe.com | (11) 3147-7453                                                                           

Acompanhe a Sustenidos: Site | Facebook | Instagram | Twitter | Linkedin | YouTube 

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *