fbpx

Sustenidos apoia o Dia Internacional dos Direitos Humanos

A Sustenidos Organização Social de Cultura apoia o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12), pois entende que a ação vem de encontro ao seu posicionamento institucional que visa o desenvolvimento humano de gerações em formação. Trata-se de uma campanha permanente, reforçada pela importância da data que foi criada para fortalecer o respeito e a dignidade à pessoa humana e a proteção de pessoas em situações de abuso, intolerância, discriminação e opressão.

Neste contexto, o cuidado integral das crianças, adolescentes e jovens está presente em todos os programas geridos pela Sustenidos, como o Projeto Guri (nos polos de ensino do interior, litoral e Fundação CASA), Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal. Além dos projetos especiais Som na Estrada, Musicou e MOVE, e dos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil. Assim como o Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro – o Conservatório de Tatuí também é mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.  

Dia Internacional dos Direitos Humanos

Elaborada em 10 de dezembro de 1948 por diversos representantes políticos, jurídicos e culturais, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a declaração é um marco na história dos direitos humanos. Pela primeira vez, foi estabelecido uma norma comum a todas as nações em proteção universal dos direitos e liberdades individuais e coletivas. 

O Conselho de Direitos Humanos da ONU é composto por 47 países, eleitos por meio de votação direta dos Estados-membros, e cumprem mandatos de três anos, podendo se eleger consecutivamente apenas uma vez.

O documento define os direitos básicos do ser humano. Em seus trinta artigos, estão listados os direitos básicos independentemente de nacionalidade, classe social, cor, etnia, sexo e orientação sexual, política e religiosa. 

Principais pontos dos direitos humanos:

_ Os direitos humanos são fundados sobre o respeito pela dignidade e o valor de cada pessoa;

_ Os direitos humanos são universais, ou seja, devem ser aplicados de forma igual e sem discriminação a todas as pessoas;

_ Os direitos humanos são indivisíveis e interdependentes, já que não é suficiente respeitar alguns direitos humanos e outros não. Na prática, a violação de um direito vai afetar o respeito por muitos outros;

_ Todos os direitos humanos devem ser vistos como de igual importância, sendo igualmente essencial respeitar a dignidade e o valor de cada pessoa.

Fontes indicadas para mais informações

https://unric.org/pt/o-que-sao-os-direitos-humanos/

https://www.politize.com.br/direitos-humanos-o-que-sao/https://br.youthforhumanrights.org/what-are-human-rights/universal-declaration-of-human-rights/articles-1-15.html

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; WestRock; Bayer; Novelis; Arteris; CSN; EMS; Grupo Maringá; NovAmérica Agrícola; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; VALGROUP; Raízen; BTP; Caterpillar; Cipatex; Faber-Castell; Supermercados Rondon; CNH Capital; Instituto 3M; Louis Vuitton; Mercedes-Benz; Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Enel; Pirelli.

Patrocinador Musicou – Sustenidos: CTG Brasil; Grupo Maringá; SulAmérica.
Patrocinador Som na Estrada – Sustenidos: Supermercados Tauste; Sky; Glovis; Supermercados Rondon.
Patrocinador Imagine Brazil e Ethno Brazil – Sustenidos:
Sky e Supermercados Tauste.
Patrocinadores Institucionais da Sustenidos
: Microsoft e VISA.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *