fbpx

Sustenidos apresenta resultados obtidos em 2022

Dados do último ano comprovam a excelência da organização, que foi reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do país

Em 2022, o retorno das atividades presenciais depois do isolamento social em decorrência da COVID-19 trouxe inúmeros desafios para o setor cultural, que foram superados com muita dedicação por todos os profissionais da Sustenidos Organização Social de Cultura. 

As oportunidades para a realização de novos projetos e iniciativas reforçaram os valores e a missão da instituição, que esteve entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, prêmio que reconhece boas práticas como governança, transparência, comunicação e financiamento.

A Sustenidos está à frente da gestão do Theatro Municipal de São Paulo, do Conservatório de Tatuí, do Projeto Musicou e dos festivais Imagine e Ethno e obteve grandes resultados no ano que passou.

Complexo Theatro Municipal de São Paulo

No segundo ano em que foi responsável pela administração do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, a Sustenidos celebrou resultados memoráveis. Quase 150 mil pessoas participaram da programação de espetáculos da casa em 2022 e outras quase 32 mil realizaram visitas guiadas gratuitas para conhecer a história do Theatro.

Para as celebrações do Centenário da Semana de Arte Moderna de 22, o Theatro Municipal realizou uma programação com exposições, concertos, teatro e dança. Além disso, foi iniciado o projeto Municipal Circula que levou apresentações, workshops e espetáculos dos Corpos Artísticos para regiões periféricas de São Paulo (Grajaú, MBoiMirim, CEUs, entre outros), totalizando 79 eventos.

A Programação de Óperas do CTMSP apresentou oito títulos durante o ano, com grandes obras do cânone operístico como Aida, Rosenkavalier e O Amor das Três Laranjas, além de três óperas comissionadas a partir de obras de grandes autores brasileiros: Homens de Papel (composição de Elodie Bouny) e Navalha na Carne (composição de Leonardo Martinelli), com libretos adaptados das peças homônimas de Plinio Marcos, e Café, composta por Felipe Senna a partir do libreto de Mario de Andrade.

A Orquestra Sinfônica Municipal, sob regência do maestro titular Roberto Minczuk,  trouxe para o público um espetáculo com obras de Mozart, Villa-Lobos, Lorenzo Fernandez e Mignone. Ao longo do ano, o grupo também apresentou uma ópera em concerto de Mozart Camargo Guarnieri, além de apresentações com convidados como André Mehmari, Yamandu Costa, Maria Bia Pichitelli como solista, entre muitos outros.

Em setembro, o Balé da Cidade de São Paulo estreou duas obras inéditas, com participação da Orquestra Sinfônica Municipal ao vivo, sob regência do maestro Alessandro Sangiorgi. No programa, a Sinfonia Inacabada, de Franz Schubert, teve a coreografia do artista suíço Ihsan Rustem, que pela primeira vez criou uma obra para uma companhia brasileira; e Sixty-Eight, de John Cage, com coreografia de Alejandro Ahmed, em primeira colaboração com o Balé da Cidade. O Balé da Cidade também se destacou pelo número de 14 apresentações fora do Theatro, na cidade de São Paulo, em outros estados e até mesmo em apresentações internacionais.

A gerência de Formação, Acervo e Memória, responsável pelas atividades formativas e pela gestão do acervo do CTMSP,  desenvolveu novas atividades para diferentes públicos, prosseguiu com a catalogação e extroversão do acervo da instituição e  implementou um núcleo de formação, discussão e criação coletiva direcionado a jovens criadores e pesquisadores, que recebem bolsa-auxílio para suas atividades. 

Conservatório de Tatuí

Em 2022, foram oferecidas 75 habilitações no Conservatório de Tatuí nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Performance Histórica, Música Popular, Educação Musical e Luteria, atendendo mais de 2 mil alunos em Tatuí e no polo de São José do Rio Pardo . Foram realizadas mais de 870 atividades online e presenciais, atingindo mais de 110 mil pessoas.

Os dez grupos artísticos da casa realizaram 40 concertos e apresentações artísticas, que contaram com um público com mais de 6.300 pessoas.

Um dos destaques foi o retorno do Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo, que estava em hiato havia sete anos. Ao longo de 10 dias, a cidade recebeu estudantes, artistas e professores de teatro de todo o país e promoveu oficinas presenciais, residências artísticas, lives e 17 espetáculos teatrais. 

O Teatro Procópio Ferreira, além de receber as apresentações dos muitos grupos de alunos, também se posicionou como polo de difusão cultural da região, apresentando espetáculos de grandes nomes da cena nacional como João Bosco, Zeca Baleiro, Aláfia e Rincón Sapiência.

Na programação musical, “A noite de São João“, primeira ópera escrita em língua portuguesa por um brasileiro e estreada do Brasil, com música de Elias Álvares Lobo e libreto de José de Alencar, foi reconstituída e apresentada nos dias 6 e 7 de dezembro, no Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí, com entrada gratuita. 

As colaborações internacionais também fizeram a diferença na atuação da Sustenidos no Conservatório de Tatuí. Uma de suas parcerias mais importantes é com a Jeunesses Musicales Internationales JM International (JMI), a maior organização mundial dedicada ao desenvolvimento musical de jovens. Dessa parceria, surgiram outros três projetos que envolvem tanto a diversidade musical quanto o desenvolvimento humano. São eles: o festival Imagine Brazil, uma competição entre jovens que contempla todos os gêneros musicais e prevê a troca de experiências com festivais semelhantes em outros países; o Ethno Brazil, que promove a imersão cultural de jovens músicos vindos de todos os cantos do mundo; e o MOVE, um programa de intercâmbio e voluntariado entre organizações musicais de diferentes países. 

Musicou

O projeto Musicou é um programa de educação musical com aulas gratuitas para qualquer pessoa a partir dos 6 anos. Não há exigência de conhecimento prévio de música e nem de instrumento musical. 

Em 2022, foram inaugurados 12 núcleos de formação musical do projeto em cinco estados do país: Jacarezinho, Andirá, Porecatu e Santa Mariana, no Paraná; Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul; Fortaleza, Quixeramobim e Quixadá, no Ceará; Compaz Helder Câmara e Compaz Eduardo Campos, em Recife, Pernambuco.

Ao longo do ano, 913 pessoas foram beneficiadas pelas aulas regulares e inaugurais do Programa. Desses, 75% possuem renda familiar de até 2 salários mínimos e 53% se declaram pretos, pardos ou indígenas.

Ações afirmativas

A Sustenidos implantou uma política de ações afirmativas que é transversal aos diferentes projetos e equipamentos que gerencia. Houve uma consistente presença de artistas pretos, pardos e mulheres na programação artística, com destaque para um elenco majoritariamente preto na ópera Aída, dirigida por Bia Lessa; a presença  das maestras convidadas Jeri Lynne Johnson e Mariana Menezes e da solista convidada Olga Kern junto à Orquestra Sinfônica Municipal; a realização do primeiro Concurso Joaquina Lapinha, evento que premiou cantores(as) líricos(as) pretos(as), pardos(as) e indígenas, residentes no Brasil com idade entre 18 e 45 anos, nas categorias voz feminina e masculina e a exposição Presente, apresentando fragmentos da presença negra na história do Theatro Municipal de São Paulo, por meio de instalações, documentos e itens dos acervos, de 1915 aos dias atuais.

Além disso, foi realizado o primeiro seminário de políticas de ações afirmativas do Conservatório de Tatuí, que passou a trabalhar com reserva de vagas destinadas a estudantes de escolas públicas, pessoas com deficiências (PcD), pessoas pretas, pardas e indígenas (PPI) e pessoas trans/travestis. 

Planos para 2023

Para 2023, a organização tem planos animadores:  “A partir de tudo o que foi construído nos últimos anos, pretendemos aumentar a abrangência de nossa atuação – abrindo novos núcleos do Musicou, prosseguindo com os projetos de circulação do Theatro Municipal, atendendo públicos de diferentes faixas etárias, diversificando as linguagens artísticas com as quais trabalhamos, intensificando as parcerias internacionais – enquanto nos aprofundamos nas ações afirmativas e nos projetos de inovação para todos os equipamentos e programas que gerimos”, afirma Alessandra Costa, diretora executiva da Sustenidos. 

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *