fbpx

Theatro Municipal de São Paulo anuncia programação artística presencial de junho a dezembro de 2021

Temporada contempla apresentações de todos os grupos artísticos em todo complexo do Theatro Municipal de São Paulo, com início no dia 24 de junho; com a temática Liberdades Reinventadas, programação será realizada com a presença do público, com número de espectadores limitado a 25% da total capacidade e seguindo todos os protocolos de segurança sanitária

São Paulo, 21 de junho de 2021 – O Theatro Municipal de São Paulo, equipamento da Prefeitura da Cidade de São Paulo e ligado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo, retoma sua programação artística presencial para o segundo semestre de 2021, sob gestão da organização social de cultura Sustenidos.

 Até o fim do ano, os corpos artísticos da instituição apresentam 30 programas de concertos, da Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Coro Paulistano e Coro Lírico, dois programas do Balé da Cidade e duas óperas. Para respeitar os protocolos sanitários tanto na plateia como no palco, todo o repertório foi pensado para formações artísticas reduzidas, e no decorrer dos próximos meses, o Theatro Municipal seguirá atualizando sua agenda de espetáculos. Ingressos começam a ser vendidos a partir de 22 de junho.

Toda programação é norteada pelo tema Liberdades Reinventadas, promovendo reflexões sobre os contornos da liberdade para diferentes indivíduos e coletivos. Até o fim do ano, serão apresentados 11 programas pela Orquestra Sinfônica do Municipal, seteprogramas pelo Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e maissete pela Orquestra Experimental de Repertório. O Coro Lírico se apresenta em três ocasiões e o Coral Paulistano sobe ao palco quatro vezes. O Balé da Cidade de São Paulo tambémretorna aos palcos apresentando duas remontagens e duas novas coreografias, criadas especialmente para espaços abertos.

As duas óperas da temporada, que serão apresentadas nos meses de setembro e novembro, trazem a perspectiva da jornada de aprendizagem a partir das tensões entre indivíduo e sociedade. A história da prostituta Maria de Buenos Aires, com música de Astor Piazzolla e libreto de Horacio Ferrer, será contada pelas lentes do cineasta Kiko Goifman, que encenará a obra utilizando técnicas de cinema ao vivo.  Já The Rake’s Progress, de Igor Stravinsky, que conta a trajetória de um jovem libertino na cidade de Londres, será dirigida por uma colaboração artística de Maria Thais e Julianna Santos.

Abrindo a retomada da temporada 2021, o primeiro grupo a retornar aos palcos é o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, que já nesta quinta-feira, 24 de junho, às 20h, se apresenta na Sala do Conservatório da Praça das Artes, com um repertório que contempla obras do compositor brasileiro Henrique Oswald e do tcheco Antonin Dvořák.

Na sequência, em 25 e 26 de junho, o Coro Lírico do Theatro Municipal retoma as apresentações presenciais com a Missa da Coroação de Wolfgang Amadeus Mozart, sob regência de Sérgio Wernec, com participação da atriz Chica Portugal e direção cênica de Julianna Santos e Menelick Cardoso

Concertos com público

Toda a programação seguirá rígidos protocolos sanitários, refletindo a preocupação da Sustenidos em oferecer um ambiente o mais seguro possível a todos.

Para evitar o contato físico com os bilheteiros e orientadores de público, os ingressos serão vendidos exclusivamente pela internet, gerando um QR Code a ser apresentado na entrada dos espaços de cada apresentação. O número de espectadores será limitado a 25% da capacidade total, tanto no Theatro Municipal quanto na Praça das Artes, possibilitando assim o distanciamento necessário para que os atuais protocolos sanitários sejam cumpridos.

Seguindo as recomendações de estudos científicos recentes, será necessário o uso de máscaras cirúrgicas ou N95/PFF2 durante todo o período de permanência nos espaços do Complexo do Theatro Municipal.

Todos os integrantes dos corpos artísticos e equipes realizarão testes de antígeno, a cada semana antes de ensaios e apresentações.

Aniversário de 110 anos do Theatro Municipal

O aniversário de 110 anos do Theatro será celebrado em diferentes pontos da cidade. Iniciando as comemorações, a partir de 12 de setembro, o prédio do TMSP será transformado em um percurso-instalação que mostrará peças do acervo de cenários, figurinos e adereços da instituição, com intervenções cênicas dirigidas por Daniela Thomas e Felipe Hirsch, envolvendo todos os corpos artísticos da casa.

O projeto Cine-Ópera trará projeções em grande escala em pontos estratégicos da cidade, permitindo que o público assista a trechos de grandes montagens na segurança de suas casas. Os corpos artísticos do Theatro se apresentarão presencialmente no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro, e em teatros dos CEUs.

A partir de setembro, serão lançados episódios mensais de uma web série em 6 episódios, contando diferentes aspectos da história do Theatro Municipal, no site oficial da instituição.

Novos Modernistas

            Ao longo do ano, cinco programas darão continuidade ao projeto Novos Modernistas, que propõe o cruzamento entre diferentes manifestações culturais e linguagens artísticas.

            Os povos originários – que durante a pandemia contribuíram com importantes reflexões sobre nossa relação com o tempo e a natureza – dão o tom do projeto no mês de agosto, com uma apresentação dos Waujá, indígenas do Alto Xingu, e da obra Icamiabas – Cantata Concertante de João Guilherme Ripper. Na semana seguinte, um concerto com obras de compositores brasileiros em diálogo com uma intervenção do artista Ibã Huni Kuin.

            Já em setembro, uma intervenção urbana em parceria com o coletivo BijaRI levará ópera para lugares inusitados da cidade. Em outubro, aproveitando a inspiração do último média metragem lançado por Pedro Almodóvar, a OSM apresenta A Voz Humana, com libreto de Jean Cocteau, música de Francis Poulenc, seguida da performance Ópera aberta para cantora e halterofilista, de Gilberto Mendes.

Teatro no Theatro

            O projeto apresentará seis produções teatrais entre setembro e dezembro, com ênfase nas experimentações formais que se desenvolveram durante a pandemia.

            Em setembro, a atriz Grace Passô e artistas convidados encenam os espetáculos multimídia com streaming online Ficções Sônicas I e II, que trazem narrativas musicais norteadas pela ideia de transmissão e comunicação de espaços-quilombos. Na sequência, o grupo canadense de teatro documental Porte Parole realiza, em coprodução com artistas brasileiros, a versão brasileira de seu projeto internacional Assembleia, que convida o público a pensar criticamente questões sociais.

Temporada Sinfônica

Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (OSM) realizará 11 programas que contemplam obras de mais de 15 compositores como Villa-Lobos, Carlos Gomes, Villani-Côrtes, Mozart, Schumann, Dvořák e Monteverdi. Em novembro, será apresentado um programa de compositores modernos como Edgar Varèse e Charles Ives, em diálogo com uma exposição que estará em cartaz na Pinacoteca do Estado. Todos os concertos acontecem no Theatro Municipal.

O primeiro concerto acontece no dia 2 de julho, sexta-feira, às 20h, sob a batuta do regente assistente do grupo, Alessandro Sangiorgi. Na ocasião, a orquestra presta uma homenagem aos 90 anos do compositor brasileiro Edmundo Villani-Côrtes e traz os convidados Raïff Dantas, no violoncelo, e Cecília Moita, no piano.

A Orquestra Experimental de Repertório (OER) apresenta sete programas de junho a dezembro, sob regência de Jamil Maluf, Guilherme Rocha e Thiago Tavares. A programação conta com convidados como a bandoneonista Milagros Caliva, os violinistas Alejandro Aldana e Claudio Micheletti e o pianista Lucas Thomazinho. Os programas contemplam compositores como Alberto Nepomuceno, Camargo Guarnieri, Brahms, Puccini e Mendelssohn. Em outubro, a Experimental apresenta um programa infantil com a suíte Os Comediantes, de Dimitry Kabalevsky, e Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofiev, em parceria com o grupo Giramundo – que comemora seus 50 anos de existência.

Coro Lírico e Coral Paulistano

Após a abertura da temporada em junho e da apresentação de As Icamiabas em agosto, o Coro Lírico volta ao palco em setembro com o programa Liebeslieder Walzer Op. 52, de Johannes Brahms, trazendo os pianistas Marcos Aragoni e Anderson Brenner como convidados. Ainda em setembro, o Coro Lírico também participará da ópera María de Buenos Aires e, em dezembro, apresenta o já tradicional concerto de Natal.

Em outubro, o Coral Paulistano realiza o segundo concerto comemorativo dos seus 85 anos, sob regência de Maíra Ferreira, com obras de Murray Schafer, Juliana Ripke, Guilherme de Almeida, Antonio Ribeiro, Aylton Escobar, Lili Boulanger, Einojuhani Rautavaara e Eric Whitacre. Em novembro estará na ópera The Rake’s Progres e, em dezembro, apresenta o Vespro della Beata Vergine, de Claudio Monteverdi, com a Orquestra Sinfônica Municipal.

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, grupo formado pelo violista Marcelo Jaffé, pelos violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios e pelo violoncelista Rafael Cesario, realiza sete concertos na Sala do Conservatório da Praça das Artes, entre junho e dezembro. A programação contempla obras do repertório popular e erudito e conta com convidados como o contrabaixista Thiago Hessel, o pianista Hércules Gomes e o cravista Fernando Cordella.

Balé da Cidade de São Paulo

Em 30 de julho, o Balé da Cidade de São Paulo retoma suas atividades com a reapresentação da coreografia A Casa, de Marisa Bucoff, em conjunto com a remontagem da coreografia Árvore do Esquecimento, de Jorge Garcia. Já em outubro o grupo se apresenta na Praça das Artes, estreando duas coreografias inéditas de Henrique Rodovalho concebidas em diálogo com a linguagem do Passinho, com trilha sonora de Leo Justi e criação em vídeo do coletivo Heavy Baile.

Serviço

Bilheteria: em função da pandemia de Covid-19, a bilheteria do Theatro Municipal de São Paulo está fechada por tempo indeterminado. As vendas de ingressos ocorrem por meio do site do Theatro Municipal de São Paulo (www.theatromunicipal.org.br).

Manual do Espectador e Informações sobre os protocolos sanitários do Complexo Theatro Municipal: veja os protocolos de segurança do Theatro Municipal em nosso site.

Theatro Municipal de São Paulo: Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Sé – próximo à estação de metrô Anhangabaú

Agenda junho/julho/agosto/setembro

JUNHO

24 JUN quinta-feira 19h00

Sala do Conservatório

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

HENRIQUE OSWALD

Quarteto de Cordas Op. 17 n. 2 em Mi Menor

ANTONIN DVORAK

Quarteto de Cordas n. 12, Op. 96 em Fá Maior “Americano”

Ingressos R$20 e R$10 (meia)

Classificação: Livre

Duração Total: 42’

25 JUN sexta-feira 19h00

26 JUN sábado 17h00

Theatro Municipal de São Paulo

Orquestra Sinfônica Municipal e Coro Lírico

DO SAGRADO AO PROFANO PARTE  1 – MISSA DA COROAÇÃO

SÉRGIO WERNEC, regência

MENELICK DE CARVALHO, direção cênica

JULIANNA SANTOS, concepção

CHICA PORTUGAL, atriz

Elaine Morais, soprano

Ligia Monteiro, mezzo-soprano

Eduardo Trindade, tenor

Diógenes Gomes, barítono

WOLFGANG A. MOZART

Missa da Coroação K 317 em Dó Maior

Ingressos R$40 a R$10

Classificação: Livre

Duração Total: 45’

27 JUN domingo 11h00

Theatro Municipal de São Paulo

Orquestra Experimental de Repertório

JAMIL MALUF, regência

Lucas Thomazinho, piano

FRANZ LISZT

Totentanz – Fantasia para Piano e Orquestra

ALBERTO NEPOMUCENO

Sinfonia em sol menor

Ingressos R$30 a R$10

Classificação: Livre

Duração Total: 50’

JULHO

02 JUL sexta-feira 19h00

03 JUL sábado 17h00

04 JUL domingo 11h00

Theatro Municipal de São Paulo

Orquestra Sinfônica Municipal

Alessandro Sangiorgi, regência

Raïff Dantas, violoncelo

Cecília Moita, piano

HOMENAGEM A VILLANI-CÔRTES

Luz para violoncelo e orquestra

Catedral da Sé

5 Miniaturas

Ânfora para piano, vibrafone e cordas

Caêtê Jurerê

Ingressos R$60 e R$10

Classificação: Livre

09 JUL sexta-feira 19h

10 JUL sábado 17h

Theatro Municipal de São Paulo

Orquestra Sinfônica Municipal

ROBERTO MINCZUK, regência

Jennifer Campbell e Paola Baron, harpas

MACIEJ MALECKI

Concertino em estilo antigo para duas harpas e orquestra

ROBERT SCHUMANN

Sinfonia n.3 Op. 97 em Mi bemol Maior “Renana”  

Ingressos R$60 a R$10

Classificação: Livre

Duração Total: 46’

22 JUL quinta-feira 19h00

Sala do Conservatório

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

HEITOR VILLA-LOBOS

Quarteto de Cordas n.5

DMITRI SHOSTAKOVICH

Quarteto de Cordas n.3 em Fá Maior, Op. 73

Ingressos R$20 e R$10 (meia)

Classificação: Livre

23 JUL sexta-feira 19h00

24 JUL sábado 17h00

Theatro Municipal de São Paulo

Orquestra Sinfônica Municipal

ROBERTO MINCZUK, regência

Brian Fountain, contrabaixo

Alejandro Aldana, violino

GIOVANNI BOTTESINI

Gran Duo Concertante para violino, contrabaixo e orquestra

ROBERT SCHUMANN

Sinfonia n.4 Op. 120 em Ré Menor

Ingressos R$60 a R$10

Classificação: Livre

Duração Total: 44’

25 JUL domingo 11h00

Theatro Municipal de São Paulo

Orquestra Experimental de Repertório

JAMIL MALUF, regência

Claudio Micheletti, violino

JOHANNES BRAHMS

Variações sobre um tema de Haydn op. 56a

CAMILLE SAINT-SAËNS

Concerto para Violino n. 3 op. 29 em Mi bemol maior

Ingressos R$30 a R$10

Classificação: Livre

Duração Total: 48’

30 JUL sexta-feira 19h00

31 JUL sábado 17h00

Theatro Municipal de São Paulo

BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO

ÁRVORE DO ESQUECIMENTO

Jorge Garcia, coreografia

Eder O Rocha, música original

A CASA

Marisa Bucoff, concepção e coreografia

Ed Côrtes, música original

Ingressos R$80 a R$10

Classificação: Livre

Duração Total: 60’

AGOSTO

01 AGO domingo 17h00

04 AGO quarta-feira 19h00

05 AGO quinta-feira 19h00

06 AGO sexta-feira 19h00

07 AGO sábado 17h00

08 AGO domingo 17h00

Theatro Municipal de São Paulo

BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO

ÁRVORE DO ESQUECIMENTO

Jorge Garcia, coreografia

Eder O Rocha, música original

A CASA

Marisa Bucoff, concepção e coreografia

Ed Côrtes, música original

Ingressos R$80 a R$10

Classificação: Livre

Duração Total: 60’

13 AGO sexta-feira 19h00

14 AGO sábado 17h00

Theatro Municipal de São Paulo

Orquestra Sinfônica Municipal

ROBERTO MINCZUK, regência

Alexandre Ficarelli, oboé

WOLFGANG A. MOZART

Abertura da ópera Bodas de Fígaro

BRENNO BLAUTH

Concertino oboé e cordas

JOHANNES BRAHMS

Sinfonia n.3 Op. 90 em Fá Maior

Homenagem a Alexandre Ficarelli pelos seus 25 anos de OSM

Ingressos R$60 a R$10

Classificação: Livre

Duração Total: 58’

15 AGO domingo 11h00

Theatro Municipal de São Paulo

Orquestra Experimental de Repertório

Coro Lírico

ALESSANDRO SANGIORGI, regência

Alejandro Aldana, violino

GIACOMO PUCCINI 

Capricho Sinfônico

JOHANNES BRAHMS 

Concerto para violino e orquestra Op. 77 em Ré Maior

Ingressos R$30 a R$10

Classificação: Livre

Duração Total: 55’

19 AGO quinta-feira 19h00

Sala do Conservatório

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

Thiago Hessel, contrabaixo

ALBERTO NEPOMUCENO

Suíte Antiga op. 11

LIDUINO PITOMBEIRA

Suíte Bumba meu bom

CLÓVIS PEREIRA

Três Peças Nordestinas

Ingressos R$20 e R$10 (meia)

Classificação: Livre

Duração Total: 27’

20 AGO sexta-feira 19h00

21 AGO sábado 17h00

Theatro Municipal de São Paulo

Orquestra Sinfônica Municipal e Coro Lírico

ROBERTO MINCZUK, regência

Rafael Cesário, violoncelo

JOÃO GUILHERME RIPPER

Icamiabas – Cantata Concertante

Waujá (Indígenas do Alto Xingu)

Ingressos R$60 a R$10

Classificação: Livre

Duração Total: 50’

27 AGO sexta-feira 19h00

28 AGO sábado 17h00

29 AGO domingo 17h00

Theatro Municipal de São Paulo

Orquestra Sinfônica Municipal

ROBERTO MINCZUK, regência

Programa a definir

Intervenção artística de Ibã Huni Kuin

Ingressos R$60 a R$10

Classificação: Livre

SETEMBRO

05 SET domingo 11h

Theatro Municipal de São Paulo

Orquestra Experimental de Repertório

JAMIL MALUF, regência

Milagros Caliva, bandoneón

NIKOLAI RIMSKY KORSAKOV

Sinfonia n.2 Op. 9 em Fá sustenido Menor

ASTOR PIAZZOLLA

Aconcágua – Concerto para Bandoneón e Orquestra

Ingressos R$30 a R$10

Classificação: Livre

Duração Total: 55’

10 SET sexta-feira 19h00

11 SET sábado 17h00

12 SET domingo 17h00

15 SET quarta-feira 19h00

16 SET quinta-feira 19h00

17 SET sexta-feira 19h00

18 SET sábado 17h00

19 SET domingo 17h00

Theatro Municipal de São Paulo

Orquestra Sinfônica Municipal e Coro Lírico

MARÍA DE BUENOS AIRES

ASTOR PIAZZOLLA, música

HORACIO FERRER, libreto

ROBERTO MINCZUK e ALESSANDRO SANGIORGI, regência

KIKO GOIFMAN, direção

Catalyna Cuervo, cantora

Ingressos R$100 a R$20

Classificação: Livre

Duração Total: 85’

23 SET quinta-feira 19h00

Sala do Conservatório

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

Hercules Gomes, piano

HERCULES GOMES

Cantiga, baião e frevo para quarteto de cordas

PIXINGUINHA

Soluços

GILBERTO GIL

Ladeira da Preguiça

HERCULES GOMES

Allegro em 3 
Platônica

AMÉLIA BRANDÃO NERY

Bordões ao Luar
Saracoteando
Sorriso de Bruno

HERCULES GOMES

Nação n. 3

Ingressos R$20 e R$10 (meia)

Classificação: Livre

Duração Total: 50’

24 SET 19h00

25 SET 17h00

Theatro Municipal de São Paulo

Coro Lírico

Do Sagrado e o Profano – Parte 2

SÉRGIO WERNEC, regência

Julianna Santos, direção cênica

Chica Portugal, atriz

Marcos Aragoni e Anderson Brenner, pianos

JOHANNES BRAHMS

Liebeslieder Walzer Op. 52 

Ingressos R$40 a R$10

Classificação: Livre

26 SET 19h00

Theatro Municipal de São Paulo

TEATRO NO THEATRO: Ficções Sônicas

Com: Grace Passô, Lucas Andrade e Barulhista

Ingressos R$40 e R$20 (meia)

Classificação: Livre

SOBRE O COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

O edifício do Theatro Municipal de São Paulo, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi, foi inaugurado em 12 de setembro de 1911. Trata-se de um edifício histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil. O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras). Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado.

Além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, concebida para ser sede dos Corpos Artísticos e da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Sua concepção teve como premissa desenhar uma área que abraçasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e que constituísse um edifício moderno e uma praça aberta ao público que circula na área.

Inaugurado em dezembro de 2012 em uma área de 29 mil m², o projeto vencedor dos prêmios APCA e ICON AWARDS é resultado da parceria do arquiteto Marcos Cartum (Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura) com o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.

SOBRE A SUSTENIDOS

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Projeto Guri (nos polos de ensino do interior, litoral e Fundação CASA), do Conservatório Dramático-Musical dr. Carlos de Campos – Tatuí e do Complexo Theatro Municipal. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir neste link.         

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *