fbpx

Sustenidos destaca-se na gestão de programas socioculturais visando o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens

Organização é responsável, atualmente, pelos programas Projeto Guri, Som na Estrada, Musicou e MOVE; pelos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil; Conservatório Dramático e Musical de Tatuí; e Complexo Theatro Municipal (em caráter emergencial).

O ano de 2020 foi marcado por desafios e necessidade de adaptação. Para a Sustenidos Organização Social, gestora do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pelo Governo do Estado de São Paulo – as mudanças se traduziram em inovação e levaram ensino musical gratuito a mais de 40,5 mil alunos e alunas em quase 400 polos de ensino, além de terem se refletido no crescimento da instituição.

“Compartilhar os bons resultados de um ano atípico é, antes de tudo, agradecer à excelência de profissionais que, com criatividade e paixão, dedicaram-se a sugerir e a realizar ações num formato diferente e adaptaram-se rapidamente ao novo cenário”, ressalta a Mensagem da Diretoria no início do Relatório Anual de Atividades de 2020, documento de transparência que presta contas à comunidade as ações realizadas pela instituição no decorrer do ano.

Foram 70 apresentações antes do impedimento causado pela pandemia para a realização de eventos presenciais. Assim, mobilizou 2.968 alunos(as) e um público de 26.263 espectadores. Ao se deparar com o avanço do novo coronavírus, a Sustenidos criou a Rede Sustenidos Solidária, uma iniciativa de mapeamento de grupos impactados de forma intensa pela pandemia e divulgação de práticas de combate ao vírus. Ao todo, mais de 400 ações em 201 municípios

Com a realidade temporariamente limitada ao universo digital, a organização adaptou também o formato de ensino a distância. No Projeto Guri, foram mais de 125 mil atividades artístico-pedagógicas enviadas para dar continuidade ao aprendizado dos alunos e alunas (foram mais de 2,4 mil só nos polos da Fundação CASA ). As atividades não foram a única forma de viabilizar um ensino ininterrupto. Ao longo de 2020, mais de 2,4 mil instrumentos musicais emprestados pelo Projeto a guris que não possuem o instrumento.

Outro destaque no ano foram os conteúdos musicais pensados para os formatos online. A campanha #AbraUmaJanela, por exemplo, rendeu a criação de 200 vídeos dos Guris. Já a campanha #VamosDeMúsica proporcionou ao público mais de 105 mil minutos de música com apresentações de alunos, alunas, artistas e profissionais da Sustenidos.

A aproximação com músicos profissionais também foi um dos destaques na programação pensada para os centros da Fundação CASA. O rapper Max B.O. foi o convidado para gravar uma aula sobre o rap, a formação das rimas e a improvisação. Além de materiais gravados, no decorrer do ano alguns dos polos puderam receber aulas síncronas, estreitando a troca entre Guris e educadores.

As adequações ao contexto de pandemia foram objeto de análise das equipes de Desenvolvimento Social. Em constante contato com os times regionais dos polos, famílias e alunos, a área foi peça-chave para atravessar este momento, especialmente no que tange a garantia de direitos a alunos socialmente vulneráveis. Em julho, inclusive, a Superintendência de Desenvolvimento Social (SUDS), em parceria com a SEDUC (Secretaria de Estado da Educação), elaborou uma pesquisa com estudantes matriculados no primeiro semestre de 2020 para avaliar os maiores desafios dos alunos e a aceitação das atividades enviadas neste período.

Mesmo com o sucesso da rápida adaptação, nem todos os projetos da organização social puderam ser realizados, como o Ethno Brazil (festival que promove a imersão cultural de jovens músicos de todos os cantos do mundo). Outra ação suspensa foi a do MOVE – Musicians and Organizers Volunteer Exchange, um programa de intercâmbio e voluntariado entre organizações de vários países. Apesar da impossibilidade de viajar, o projeto se fez presente por meio da coleção de livros infantojuvenis composta pelas obras Carolina vai ao Malawi, Laura vai à Noruega e Marcelino vai a Moçambique. Os títulos contam histórias de personagens que são musicistas estudantes em um país estrangeiro. Atualmente disponíveis para download no site da organização social, os títulos serão impressos e enviados aos polos do Projeto Guri no decorrer de 2021.

Visando o crescimento da instituição, foi criado o Comitê de Embaixadores, um grupo formado por profissionais de áreas distintas (da medicina à economia) que, em caráter consultivo, passou a auxiliar no desenvolvimento da organização social.  Em reconhecimento à gestão integral e transparente, a Sustenidos venceu, no finalzinho de 2020, a licitação para gerir o Conservatório Dramático e Musical de Tatuí.

A conclusão de um ano com tantos desafios vencidos não podia passar em branco. Os tradicionais concertos do Projeto Guri passaram por mudanças no formato para serem realizados. Divididos como dois programas, as apresentações contaram com mosaicos nos quais os Guris dos Grupos de Referência tocaram com Hermeto Pascoal, João Donato, Badi Assad e Renato Teixeira.  

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; WestRock; Bayer; Novelis; Arteris; CSN; EMS; Grupo Maringá; NovAmérica Agrícola; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; VALGROUP; Raízen; BTP; Caterpillar; Cipatex; Faber-Castell; Supermercados Rondon; CNH Capital; Instituto 3M; Louis Vuitton; Mercedes-Benz; Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Enel; Pirelli.

Patrocinador Musicou – Sustenidos: CTG Brasil; Grupo Maringá; SulAmérica.
Patrocinador Som na Estrada – Sustenidos: Supermercados Tauste; Sky; Glovis; Supermercados Rondon.
Patrocinador Imagine Brazil e Ethno Brazil – Sustenidos:
Sky e Supermercados Tauste.
Patrocinadores Institucionais da Sustenidos
: Microsoft e VISA.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *